Na manhã desta terça-feira, dia 29, aconteceu o lançamento do Plano de Ação Territorial (PAT) da Bovinocultura de Leite. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas.
O encontro foi organizado pelo Banco do Nordeste do Brasil S.A, por meio da Superintendência Estadual da Bahia e o comitê Gestor Territorial do Extremo Sul da Bahia, em parceria com a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas.
O coordenador do Programa Balde Cheio em Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, Walter Miguel Ribeiro, pesquisador e consultor, abordou o tema “Sistemas Intensivos de Produção de Leite” durante palestra ministrada a produtores e demais participantes.
Segundo ele, “a parte mais difícil da pecuária leiteira é manter o produtor motivado. A gente quer mostrar que é possível. Essa inciativa é para tentar ajudá-los”.
“Isso aqui tem um potencial muito maior que Minas Gerais inteiro. Esses projetos vêm lapidar essa ‘pedra preciosa’, pegar na mão do produtor e levar eles juntos“, disse Walter.
A gerente-executivo de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, Marilda Galindo, esclarece que o plano não é novidade, lembrando do PAT da Mandiocultura.
“Eu costumo dizer que este é o início de um grande percurso que a gente tem pela frente. A expectativa é muito grande pelo envolvimento que esse território tem, para que esse plano dê certo“, ressaltou Marilda.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Teixeira de Freitas, Dorivaldo Neves, o ‘Dori’, enfatizou a importância do lançamento.
“A modernização da pecuária de leite é urgente. A gente junta hoje técnicos, professores, estudantes, autoridades e parceiros. Temos que dar boas-vindas a todos de fora, que, apesar de estarmos sediando, este é um projeto territorial“, comentou Dori.
Artur Teixeira, presidente da Cooperativa Mista Agropecuária do Sul da Bahia (Coopmista), parabenizou os produtores. “Nossa bovinocultura não perde para lugar nenhum do país. Temos que trabalhar o incentivo de preço“, destacou.
O estudante de agroecologia Marcelo Oliveira veio de Lajedão e também comemorou o avanço no setor de produção. “O Walter veio passar um conhecimento com muita propriedade e o que a gente vai levar será muito útil para a pecuária de leite“, comentou sobre a palestra.
Entre as autoridades teixeirenses, também estiveram o prefeito Temóteo Brito e o presidente da Câmara dos Vereadores, Ronaldo Cordeiro, acompanharam a abertura e participaram do minuto de silêncio promovido em respeito ao falecimento do ex-vereador Willian Martins.
Para Temóteo, o PAT da Bovinocultura de Leite é mais um incentivo aos produtores. “Um encontro desse nível reúne técnicos da Embrapa, da universidade federal. Tudo isso para melhorar os negócios da pecuária“, disse.
O vereador Ronaldo Cordeiro desejou um bom evento aos participantes e lamentou a morte do ex-colega.
“Não poderia deixar de comentar esse triste momento para nossa Teixeira. Que Deus abençoe a cada um e que nossos produtores possam crescer nesse dia pelas instruções que vocês receberão“, disse ao público.
Também são parceiros do PAT: Bahiater, Polímata, Faeb, Senar, Adab, Sebrae, UFSB, sindicatos dos produtores rurais e Prefeituras de Medeiros Neto, Ibirapuã e Mucuri.
Galeria de Fotos