No próximo domingo, 06 de maio, acontecerá, em Teixeira de Freitas, o I Simpósio de Igrejas Cristãs Tradicionais – SICTRA, com a temática “Em busca da Unidade Cristã”. O evento é organizado por religiosos da Igreja Católica, Igreja Siríaca-Ortodoxa, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas (Pibatef). Será realizado no auditório da FASB/IFA, que fica localizado à rua Sagrada Família, 120, bairro Bela Vista.
A programação inicia às 8 horas, com louvor e orações. A primeira palestra será do padre Fabiano Costa, pároco da Nossa Senhora das Graças, Igreja Católica Apostólica Romana da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas, cuja temática versará sobre “Princípios e frutos da unidade cristã: uma abordagem a partir do decreto Unitatis Redintegratio”.
No segundo momento, ainda pela manhã, o padre Celso Kallarrari, da Igreja Siríaca-Ortodoxa, abordará, em sua palestra “O caminho ecumênico entre a Igreja Ortodoxa Siríaca e a Igreja Católica Romana: avanços e perspectivas”. A iniciativa de formar o grupo ecumênico foi do padre Celso. O grupo é formado por religiosos de diferentes religiões cristãs que buscam fazer a experiência de vida na oração, leitura bíblica e experiências pessoais. Os religiosos se reúnem uma vez por mês para orarem pela unidade cristã, trocarem experiências e compartilharem ensinamentos teológicos. Apesar disso, ele diz que muitas pessoas são resistentes a essa ideia de união.
Após o intervalo para almoço, o evento reinicia-se com a palestra do pastor Davi Haese, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, com o tema “Luteranos e católicos: alegrias com o crescimento da compreensão, da cooperação e do respeito mútuo”. C
O pastor Juan Servin, da Primeira Igreja Batista de Teixeira de Freitas (Pibatef), falará sobre “A unidade e seu processo histórico: perspectivas e desafios”. Ele destaca a importância do Simpósio para o amadurecimento do cristão. “Acho que a unidade é entendida a partir da leitura da oração do nosso Senhor Jesus Cristo, que está em João 17, que traz um projeto de paz, diálogo e respeito, que é a manifestação da Santidade de Deus”, falou. Ele ainda disse que é um desafio aos fieis da Batista se encaixarem nesse diálogo, mas estão caminhando para isso e receberam a proposta como uma forma de fortalecer o desejo de unidade.
Na programação da tarde, ainda haverá um encerramento com um culto ecumênico com as Igrejas Cristãs Tradicionais e com a presença de dom Jailton Lino, bispo da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas.
Não é necessário fazer inscrição. O evento é aberto ao público. Aqueles que desejarem certificado de participação, com carga horária de oito horas, deverão deixar seu nome e contatos de e-mails para encaminhamento.
Com informações Ascom