Durante três dias, centenas de pessoas em Itagimirim foram beneficiadas com exames e consultas gratuitas para diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, por meio da ação “Outubro Rosa é o ano inteiro”, promovida pela Cruz Vermelha Brasileira em parceria com o Governo Municipal.
A iniciativa foi realizada com a utilização da Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que se trata de um ônibus equipado com mamógrafo e aparelho de ultrassonografia, além de uma estrutura completa com consultórios e equipe médica. O veículo ficou estacionado na Praça José Santos, no centro da cidade, de segunda-feira (23/out) até esta quarta-feira (25/out). Nesse período foram feitos ao mais de 1.100 atendimentos, sendo desses, 161 mamografias e 373 ultrassonografias, entre abdome total, pélvica, tireóide, de mama, das vias urinárias e transvaginal.
“A demanda por esses procedimentos é bem alta em Itagimirim, por isso é necessário encontrar alternativas para alcançar esse público de forma eficiente. Felizmente, durante a campanha Outubro Rosa, tivemos essa oportunidade, em parceria com a Cruz Vermelha, o que nos permitiu oferecer esses atendimentos e zerar a fila de espera na regulação. É um trabalho essencial que leva os serviços de saúde para mais perto da população”, destacou o prefeito Luizinho.
Essa ação foi destinada às mulheres de 25 a 69 anos que já tinham encaminhamento a esses procedimentos, por meio da Secretaria de Saúde. No entanto, àquelas com mais de 42 anos, sem encaminhamento para mamografia, também puderam retirar o pedido na hora. Além das consultas e exames também foram oferecidos serviços de saúde como aferição de pressão arterial e glicemia.
Todo o trabalho foi acompanhado de perto pelo coordenador estadual da Cruz Vermelha Brasileira, Eduardo Umbelino. Itagimirim foi a terceira cidade do estado a ser atendida pela ação “Outro Rosa é o ano inteiro”, após Pojuca e Catu. Essa iniciativa surgiu de uma colaboração institucional entre a Cruz Vermelha e a Mercedes-Benz do Brasil e é desenvolvida juntamente com as secretarias de saúde dos municípios.