Parabéns, Teixeira de Freitas!

Por Hamilton Farias de Lima, professor universitário.

“’Para o trabalho que gostamos, levantamo-nos cedo e fazêmo-lo com alegria.”William       Shakespeare (1564-1616).

Um registro histórico é, de forma simplificada, o somatório de acontecimentos sociais significativos de uma determinada comunidade, envolvendo as representações dinâmicas dos seus variados setores, no tempo decorrido, daí sua importância no contexto em que se situa.

Neste 09  de maio, data de sua emancipação política-administrativa, a comunidade teixeirense  serve de exemplo pela resistência ao superar obstáculos e pelo esforço coletivo dos seus cidadãos, quando o mundo e o Brasil vivem um dos seus maiores desafios na preservação  da vida  humana, em face a expansão de uma virose que ceifa famílias e desestrutura organizações e sistemas de produção e de consumo.

Há 35 anos na data encimada, o que era um povoado assume-se como unidade autônoma municipal, em 1985. Sempre, e é de bom- tom referir-se àqueles do seu recente passado, graças aos esforços iniciais no cuidar a terra fazendo-a cada vez mais produtiva através de uma agropecuária e comércio com indicadores crescentes e pouco vistos, até então, nos quatro cantos do Estado da Bahia e do País.

Também, em paralelo, o olhar diferenciado pela implantação do novo município que congregou, à época, os empresários nascentes, e o apoio integral do seu povo, a reivindicar sua necessária autonomia, como sua historia revela nesses 35 anos. Como marco, é a resultante dos esforços dos seus pioneiros e da união dos seus empreendedores!

Teixeira de Freitas, cada vez mais, consolida-se como Polo Regional cuja população ultrapassa a 160.000 habitantes, situando-se entre os 10 maiores municípios da Bahia; pujança econômica com um PIB superior a 2 bilhões de reais; centro comercial e de serviços sem igual no Extremo Sul e regiões limítrofes do Espírito Santo e Minas Gerais;enfatizando-se, ainda,o ensino oferecido e  os números aos milhares de matrículas nas redes publicas municipal, estadual e privada, voltadas ao ensino fundamental e médio, ao lado do ensino superior disponibilizado por instituições do Estado da Bahia, do governo federal e de organizações privadas.

Registram-se, assim, com os parabéns mais que merecidos, a passagem dos 35 anos da independência de Teixeira de Freitas, aliando-se a tanto os anseios de sucesso nos anos vindouros, frutos consequentes do empreendedorismo dos seus munícipes, a construírem um amanhã de esperanças e de qualidade de vida para todos os seus!

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui