“Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá” (Salmos 37.5)
Há circunstâncias em que o mal e aqueles que estão entregues a ele prevalecem. O apóstolo João disse que o mundo está sob o poder do Maligno (1Jo 5,19). Isso significa que poderemos nos ver em circunstâncias de desvantagem. Poderemos nos sentir frustrados vendo aqueles que agem de forma errada, causando prejuízos a muitos, simplesmente prevalecendo. É assim que são as coisas desde a queda. O escritor de Eclesiastes já dizia: “os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio;” (Ec 9.11). Quando a vida segue seu rumo torto, os maus prosperam e os bons sofrem, duvidamos de Deus.
Somos nós que fazemos o mal, mas culpamos a Deus por nada fazer a respeito. Diante de tragédias que afetam inocentes, desistimos de crer e andar com Deus. Mas o salmista aconselha o contrário. Em meio à dor injusta e ao avanço dos bandidos, aconselha-nos a confiar no Senhor, a nos entregar totalmente a Ele. O salmista afirma que Deus cuidará de nós e nos ajudará. O problema do mal no mundo não é por descaso de Deus, é apenas o modo como tudo ficou por nossa própria escolha de viver segundo nossa própria vontade. Ele nos deu autonomia e a temos usado de modo equivocado. Somos pecadores e entre pecadores o mal facilmente prevalece.
Mas Deus sempre terá a última palavra. Ele respeita nossa autonomia mas não abre mão de Sua soberania. Não pretenda governar Deus e nem duvide dele porque os maus prosperam. É aí que você precisará mais ainda confiar e andar com Ele. Lembre-se de que não há dor que dure para sempre e nem injusto que prevaleça para sempre. Ande com Deus e viva segundo os princípios que o honram. Jamais escolha vencer o mal com o mal. Como diz o verso 3 deste mesmo salmo: “Confia no Senhor e faça o bem”. Num mundo mal a vida não é fácil. Mas não estamos sozinhos! Deus nos amou e veio a nós. Ande com Ele!