Para não perder a alma

“Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?” (Mateus 16.26)

De que tamanho é a alma humana? Quanto ela vale? Quanto vale uma existência? Vivemos numa sociedade que avalia e julga o tempo todo! Pois a tudo atribui um preço. Saber o preço das coisas é importante, mas nem sempre nos importamos com o valor de nós mesmos. Nem sempre avaliamos a nossa existência e julgamos os rumos que estamos dando a ela. Na linguagem de Jesus, o valor de nossa alma é imenso e não pode ser pago com coisas terrenas. Gosto muito de um ditado indiano que diz: “Um pedaço de vidro pode figurar numa coroa e um diamante estar na lama. Mas, na hora de comprar e vender, vidro é vidro e diamante é diamante!”. Gosto porque ele destaca a diferença entre aparência e valor. Vivemos num mundo viciado em aparências. Isso afeta a todos nós. Há quem pense de si muito mais do que devia, baseado na aparência. E há quem se despreze, quando deveria orgulhar-se, apenas por falta de aparência! E devemos entender o “ter” como mera aparência!

Para Jesus a alma humana é de valor inigualável. É tão preciosa que o próprio ser humano, se a perder, não encontrará compensação, ainda que no processo tenha conquistado o mundo todo para si. Nossa alma é tão preciosa que, perdida, nenhuma riqueza deste mundo servirá para compra-la de volta! Ao falar sobre perder a alma, Jesus está falando sobre a nossa vida, sobre o que estamos fazendo com nossa existência. Sobre nossas escolhas, prioridades, valores e princípios. Está falando sobre como estamos vivendo e consumindo nosso tempo, nossas oportunidades. Se pensarmos na vida como uma viagem, é importante entendermos que nem todo caminho é o caminho certo. Sermos livres para viermos como quisermos não significa que estaremos certos qualquer que seja a escolha, apenas porque temos direito a ela. Significa que seremos responsáveis pelo que fizermos e precisaremos lidar com as consequências.

Segundo Jesus, perderemos a nossa vida se vivermos apenas fazendo nossa própria vontade, se vivermos esquecidos de Deus e de Sua vontade para nós. Por isso Ele disse que, segui-lo, exigiria autonegação. Ele viveu fazendo a vontade do Pai. Segundo Jesus, perderemos nossa vida se vivermos para as coisas materiais, pois um dia prestaremos contas a Deus (Lc 12.16-21). Segundo Jesus, somos necessitados de uma transformação radical em nossa vida, de dentro para fora e que mude tudo. Sem ela, perderemos nossa alma (Jo 3.3). Segundo Jesus, se não amarmos a Deus mais que tudo e ao nosso próximo como a nós mesmos, perderemos nossa alma. Há muitas vozes por aí dizendo como viver a vida. E há a de Jesus. Ele veio para que tenhamos vida verdadeira. Não percamos a vida enquanto lutamos para encontra-la! Sigamos a Jesus!

 

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui