Para enfrentar incertezas

“Reparta o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra.” (Eclesiastes 11.2)

“Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é bobo ou não tem arte” diz o ditado. E ensinando assim, torna egoísta até mesmo o ato de repartir! A crise espiritual humana é de tal magnitude que fazer o que é certo é apenas uma parte do trabalho. A outra é fazer pelas razões certas. Diferindo do senso comum, diante da incerteza do amanhã Salomão nos aconselha a repartir ao invés de reter, de acumular. Que sabedoria há nisso?

Repartimos muito pouco. Não porque não temos. Ao contrário! Enriquecer nos torna menos generosos e solidários. De modo geral, reparte mais quem tem menos. Quem tem mais não reparte o que não precisa: vende. A proposta de Salomão é repartir, tornando o outro participante do que é nosso. Repartir e construir pontes entre nós, pois estaremos mais preparados para as incertezas da vida se tivermos mais amigos do que bens!

Deus é o dono de tudo e reparte generosamente. Entregou tudo para nós cuidarmos e nós registramos a posse do que conseguimos em cartório. Essa sensação de ser dono pode nos cegar. Precisamos de Deus para sabermos possuir de forma saudável. Possuir sem culpa e sem ganância. E então, com graça e de graça, repartir. Aprendendo com Deus o dom da Graça, enquanto tornamos outros participantes das bondades de Ele concretiza em nossa vida. É assim que devemos nos preparar para as incertezas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui