Durante a manhã e tarde da quinta-feira (10/05), no Espaço D, no bairro Monte Castelo, aconteceu a sequência de palestras e debates do “1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável rumo a 2030”, com a presença do coordenador regional do Sebrae, Alex da Silva Brito, o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde”, o juiz Roney Moreira, o bispo diocesano Jailton de Oliveira Lino, representantes de entidades, vereadores, secretários, servidores públicos e comunidade.
O palestrante Franco Fiorot, secretário municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Desenvolvimento de Linhares/ES, disse ser um prazer participar em Teixeira de Freitas dessa discussão para a construção de um futuro planejado para ser sustentável. Franco também comentou sobre sua palestra, cujo foco foi apresentar uma agropecuária sustentável. “O nosso evento de Linhares é um planejamento municipal agropecuário onde a gente dá as diretrizes e norteia as ações futuras para que se tenha uma agricultura cada vez mais resolvida de forma sustentável, que é a temática desse evento. Em Linhares trabalhamos com três diretrizes, a parte de recursos naturais, para que a gente possa promover ações voltadas para barragens, construções de caixas secas, absorção da água do solo, proteções de nascentes para melhorar a oferta hídrica, a partir do momento que o nosso produtor rural tenha os recursos naturais mais favoráveis, a gente também trabalha a parte de evoluir na produtividade de algumas atividades, como a nossa produção de leite, cacau, e a qualidade de nossos produtos, como café, que já avançou em produtividade, mas, que precisa avançar em qualidade. A terceira diretriz é a parte da agregação de valor, a gente pensar que os produtores, empresário, independente que ele é, possa ir pra ponta final do mercado, comercializar direto com o consumidor, fazer o seu produto final, então, tudo isso, esse conjunto de ações que a gente tem pra nossa agropecuária, ligada com o desenvolvimento do município, a gente vai demostrar, trocar essa experiência com vocês”, disse, e completou: “Teixeira de Freitas é um polo desse extremo sul baiano, uma cidade desenvolvida, cresceu bastante nos últimos anos, e que agora, de fato, precisa dessa integração entre o setor público, privado, as instituições, para que com esse planejamento ela possa crescer de forma sustentável”.
O ex-secretário nacional de Assuntos Federativos, da Secretaria de Governo da Presidência da República, e vereador Paulo Câmara (PSDB), está acompanhando os trabalhos do “1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável rumo a 2030”, e disse que em outras ocasiões já esteve em Teixeira de Freitas, mas, “esse é um momento especial, vejo Teixeira de Freitas como um polo, que daqui a cinco anos vai se transformar em o maior polo central da região do extremo sul. É uma cidade que aqui tudo acontece, o agronegócio, a fruticultura, os serviços, e precisa ser grande, então, uma cidade pra ser grande tem que ser planejada, organizada e pensada, então esse seminário 2030 em Teixeira de Freitas é que a gente tem que trazer boas ideias de outros estados, de outras cidades, ver o que é bom para Teixeira de Freitas e fazer”, disse Paulo.
Para ele, a cidade tem que estar preparada e precisa pensar agora, porque “2030 já está batendo da nossa porta, então, acho que esse seminário é bastante importante, e com a sociedade organizada, temos aqui, a igreja católica, a justiça, o Sebrae, diversos setores da sociedade, pensando em Teixeira de Freitas, vim aqui dar a minha contribuição, trazer minha experiência em Salvador, enquanto presidente, como fizemos isso também, debatemos Salvador para 2050, que é o Ciclo Salvador sustentável, a lei orgânica do município, o regimento interno, então, atualizando a cidade para o futuro”, concluiu Paulo Câmara.
O advogado especialista em consórcios públicos, dr. Fernando Beceveli, afirmou que “esse ambiente realmente propicia para refletir assuntos dessa natureza”. Embora tenha defendido que se falasse enquanto território do Extremo Sul, ele aponta que “qualquer ação que se for implantar em Teixeira, nos municípios regionais, refletem em Teixeira de Freitas, e Teixeira precisa, sim, ser o padrinho de todos esses eventos”.
Galeria de Fotos: