Durante palestra realizada em Teixeira de Freitas, Paulo Manso Cabral disse que os clientes querem mais ética das empresas
Os clientes nem sempre têm razão. Essa é uma afirmativa que vai fazer muita gente torcer o nariz. Mas esse foi justamente um dos pontos mais interessantes colocados pelo diretor de Operações do Sebrae, Paulo Manso Cabral, durante a palestra “Dilemas e desafios do empreendedor na segunda década do século XXI”, realizada quinta-feira, 29, à noite, no cerimonial Cenarium, em Teixeira de Freitas.
Manso explicou para um público estimado em 600 pessoas que recentes pesquisas apontam o que os clientes querem realmente, e ser tratados como se sempre estivessem certos não faz parte do rol de exigências atuais. “Os clientes querem que as empresas gerem lucros e empregos, cumpram as leis, que cuidem do meio ambiente e que tenham padrões éticos elevados, acima até do que manda a lei”, disse ele.
O diretor explicou que os dilemas para o empreendedor num futuro muito próximo são quatro: a ética (na vida e nas ações), a educação (o desafio de estudar sempre), a ecologia (“pois somos analfabetos ecológicos”) e o empreendedorismo. A capacidade de criar, inovar e correr riscos calculados é o que vai fazer a diferença.
A ética foi um dos pontos mais martelados pelo palestrante. “É preciso ser transparente, fazer o jogo da verdade com cliente, com a comunidade”, ensinou. Para ele, a ética é o único caminho para resolver o dilema de empresas mais expostas e consumidores mais sensíveis e exigentes.
Manso exemplificou seu ponto de vista com casos de empresas grandes e pequenas que tiveram problemas sérios com os clientes depois de sofrerem algum abalo em sua reputação provocado pela falta de ética – em alguns casos até suposta, mas que mesmo assim causaram estragos permanentes.
O propósito, ou objetivo, também foi citado por ele como um dos fatores principais que moverão os empreendedores na próxima década. “Acho que é isso que está faltando. Pessoas movidas por propósitos, elas sim, fazem coisas extraordinárias.
A palestra teve um tom leve e dinâmico, com recursos visuais e a ajuda de música, poesia, tudo pontuado por momentos de humor. Para confirmar seus pontos de vista, Manso contou com a ajuda ainda de figuras famosas, como Einstein, Vinícius de Moraes, Martin Luther King e Patanjali, um mestre do hinduísmo, que foram citados como referências.
Paulo Manso Cabral ficou emocionado com a recepção calorosa que teve em Teixeira – traduzida pelo grande público que foi prestigiá-lo –, após sete anos de ausência. Ele é advogado especializado em Gestão e Management em diversas organizações do Brasil e do exterior. Na década de 80 foi presidente do Proeme — Programa de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas da Bahia.
Atua em diversas organizações da sociedade civil, como a Júnior Achievement Bahia e o Instituto do Conhecimento (Icon). Desde 1991, dirige a área técnica do Sebrae-BA, sendo responsável pelos programas operacionais da instituição nos campos da educação, tecnologia, acesso a mercado e arranjos produtivos locais.
Fonte: Débora Vicentini