Paciência: sinal de sabedoria!

“A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas.” (Provérbios 19.11)

A sabedoria nos dá paciência e a paciência nos capacita a ignorar ofensas. Este é o recado desse provérbio e indica um amadurecimento de que todos precisamos, porque ninguém está livre de sofrer ofensas. No campo das ofensas, podemos nos ofender gratuitamente, é fato. Mas é provável que seremos também ofendidos e as vezes seriamente. As ofensas podem ser intencionais ou não, conscientes ou não, mas ofensas ferem e provocam reações. Elas podem vir de pessoas desconhecidas, o que causa um tipo de reação e sentimento próprios. Mas podem vir de pessoas conhecidas, pessoas que consideramos e amamos, e aí podemos nos ferir seriamente, deixando-nos confusos e abatidos. Mas também produzirão reações e sentimentos próprios. Precisamos de sabedoria e paciência!

As ofensas bagunçam nossos esforços para vivermos bem e sermos felizes. Assim como acidentes e outros tipos de problemas. Portanto, não devemos depender de uma vida sem ofensas para vivermos bem e seguirmos felizes. Jesus experimentou ofensas e não passou por aqui sem dores. E disse que não é possível passar! Ele nos avisou: neste mundo vocês terão aflições (Jo 16.33). Sem dúvida que entre essas possíveis aflições estão aquelas resultantes de ofensas. E quando nos sentimos ofendidos, corremos o risco de reagir mal, muito mal, e tornar tudo muito pior. É natural que a indignação e a ira brotem diante de ofensas. Isso é inclusive saudável! Mas precisamos também ser capazes de reagir de forma adequada. Adequada e saudável. Saudável e cristã. E para isso precisaremos da paciência que vem da sabedoria. E claro, da sabedoria que vem de Deus.

A sabedoria possibilita-nos paciência e muitas outras virtudes. A paciência é a capacidade de agir da forma certa, no tempo certo, pela razão certas. É o equilíbrio para sermos mais que reativos, para exercermos autocontrole. Paciência não é passividade. É atividade com sabedoria. Quando a paciência ignora algo, ela não está sendo passiva, ela está sendo sábia. Há ofensas que devem simplesmente serem ignoradas. Há as que precisarão ser enfrentadas, mas sempre da maneira e no tempo certo. Guiados pela paciência que vem da sabedoria, além da maneira e do tempo, devemos nos preocupar com o amor. O amor é indispensável e insubstituível. Onde há amor em ação, o Espírito de Deus se manifesta. E onde o Espírito de Deus se manifesta, a vida prevalece.

Deus é Amor e é aquele que concede a sabedoria que gera paciência. Já imaginou quantas ofensas Ele simplesmente ignora, diariamente? Enquanto você ouve ou lê esta devocional Deus tem sido ofendido incontáveis vezes! E amorosa e pacientemente ele enfrenta tudo isso!  Não reage a todas! E sempre que reage, o faz com graça e amor. Portanto, busque sabedoria e desenvolva a paciência para lidar com ofensas. Sobretudo, ame! Não permita que as aflições da vida lhe tornem uma pessoa amarga. Não desista de amar! Leve seu coração ferido a Deus e peça que Ele cure você. Ele sabe o que é ter um coração ferido e sabe como curar.

Se estiver enfrentando aflições, escolha a sabedoria que vem do alto e seja paciente. Refugie-se em Deus e mantenha um coração amoroso. Com a graça de Deus você superará os dias ruins! Se não é este o seu caso, seja um bom amigo para seus amigos aflitos ou ofendidos. Ajude-os a ter paciência e a agir com sabedoria. E tenha como princípio unir-se mais aos ofendidos que aos ofensores. Isso também é sinal de sabedoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui