Foto: Wesley Morau/ OSollo.
O mês de outubro está chegando ao final, mas, desde o seu início ele tem sido marcado por diversas ações de diferentes grupos na luta contra o câncer de mama em todo o mundo.
A ideia de promover a campanha no mês de outubro veio dos Estados Unidos e a cor por conta do lacinho da campanha, que sempre foi rosa. O “Outubro Rosa” alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa.
Foto: Wesley Morau/ OSollo.Em Teixeira de Freitas não poderia ser diferente, na noite de segunda-feira, 23 de outubro de 2017, a ação promovida pela Fasb em conjunto com a empresa de transporte Vix logística despertou curiosidade em quem transitava pelas imediações do centro de esportes da cidade, pois um ônibus inteiramente rosa trazendo estudantes da graduação e do técnico de enfermagem ‘roubou a cena’ da noite chamando atenção das mulheres para importância do autoexame nas mamas.
Foto: Wesley Morau/OSollo. Técnica de segurança de trabalho da Vix, Paula Xavier.De acordo com Paula Xavier, técnica de segurança de trabalho da Vix logística, essa ação é realizada todos os anos de forma interna, mas, neste ano, resolveram abrir para a sociedade: “Neste mês já passamos pelo Rio de Janeiro, Vitória, Aracruz, São Mateus, Salvador, Itabatã, Teixeira, entre várias outras cidades, e é muito gratificante fazer essa conscientização para a sociedade, o ônibus cor de rosa causa muito impacto nas pessoas”, informou Paula, lembrando ainda que no próximo mês haverá ações em prol da luta contra o câncer de próstata no Novembro Azul.
Foto: Wesley Morau/OSollo. Gleida Danese, professora da saúde da mulher na graduação de enfermagem da Fasb.“Hoje, estamos trabalhando com a aferição de pressão, glicemia, orientação para o autoexame das mamas, com o cuidado direto com a mulher. Esse mês é de empoderamento feminino e o enfoque é ‘A mulher que se toca’, é bom lembrar que, a partir dos 25 anos já devem estar fazendo o autoexame, e quem têm a partir de 40 anos pode fazer a mamografia”, disse Gleida Danese, professora da saúde da mulher na graduação de enfermagem da Fasb, em entrevista ao Jornal OSollo.
Foto: Wesley Morau/ OSollo. Professora do curso técnico de enfermagem do IFA, Ellen Almeida.Já a professora do curso técnico de enfermagem do IFA, Ellen Almeida, ressaltou que: “Essas ações têm como objetivo alcançar um número cada vez maior de pessoas. Vale lembrar que os homens também devem fazer o exame pois, a cada 100 mulheres que têm câncer de mama 1 homem é acometido pela doença”, declarou Ellen, agradecendo a Vix pela parceria.
De acordo com a presidente da fundação Vida Extremo Sul, Penélope Belitardo: “O foco de todo o Outubro Rosa é difundir informação, é importante que as pessoas conheçam a doença, a forma de prevenção, como fazer o autoexame, forma de diagnóstico precoce, pois levando informação as pessoas podem se cuidar, e, de repente, buscar uma junta médica para que, com o diagnóstico precoce, aumentem as chances de cura”, informou.
Foto: Wesley Morau/ OSollo. Alegroterapeutas.O grupo do projeto Alegroterapeutas esteve presente no evento, além dos estudantes de enfermagem da Fasb e do curso técnico de enfermagem do IFA. “É a primeira vez que participo da campanha Outubro Rosa, e vejo estes momentos como uma oportunidade imensa tanto para o estudante quanto para a sociedade”, declarou a estudante do 7° período de enfermagem da Fasb, Sabriana Santos.
Foto: Wesley Morau/ OSollo.
#Vix sempre atuado com excelência #juntosoutubrorosa