Otto Alencar destaca os investimentos fundamentais para desenvolvimento Bahia

O vice-governador e secretário de Infraestrutura do Estado Da Bahia, Otto Alencar, participou na manhã desta terça-feira (21) de uma audiência na Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa, com o objetivo de informar aos parlamentares sobre s atividades desenvolvidas pela Seinfra e os projetos de obras e investimentos para os próximos meses. O requerimento solicitando a presença do vice-governador foi feito pela vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD), que fez um relato das obras que vem sendo realizadas em todo o estado da Bahia, consideradas fundamentais para o desenvolvimento do estado, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul, da duplicação da BR-415, da nova ponte de Ilhéus, da ponte Itaparica-Salvador e diversos outros investimentos.

O secretário Otto Alencar estava acompanhado do diretor do Departamento de Infraestrutura e Esportes da Bahia (Derba), Saulo Pontes, do diretor da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Eduardo Pessoa e do Superintendente de Transportes, Ivan Barbosa. Otto Alencar começou sua exposição chamando a atenção dos parlamentares sobre os problemas que o país e em especial a Bahia enfrentam com a burocracia, citando como exemplo o Porto do Malhado, que teve de esperar 18 meses para conseguir junto ao Ibama uma licença para fazer uma dragagem de manutenção.

Otto Alencar falou também da importância de investimentos em transporte e logística para viabilizar projetos como a Ferrovia de Integração Oeste Leste e o Porto Sul (Fiol). Ele reiterou que é preciso mudar o traçado da Fiol, passando por Campinorte, em Goiás, e não por Figueirópolis, no Tocantins, como está previsto no projeto original. “Para que possamos mudar o traçado da ferrovia no sentido de Campinorte bastaria que a conexão da Fiol deixasse de ser no município de Figueirópolis e passasse a se dar em Campinorte. Como vantagem essa solução implicaria ainda a redução da distância de transportes da região produtora ao porto de escoamento em cerca de 300 quilômetros”, disse ele.

A deputada Ângela Sousa aproveitou a oportunidade para agradecer ao secretário pelo empenho na concretização do projeto da nova ponte de Ilhéus, visto que será a primeira ponte estaiada da Bahia. Ela também questionou sobre a duplicação da BR-415, no trecho Ilhéus-Itabuna, e a recuperação da BR-251. Com relação à nova ponte de Ilhéus, Otto Alencar disse que será uma obra executada em 30 meses e o primeiro passo é a implantação da ponte, saindo do Morro do Pernambuco para a avenida Soares Lopes. Logo depois serão realizadas ao outras intervenções urbanas, como a desapropriação.

Sobre a duplicação da BR-415, o secretário de Infraestrutura afirmou que o projeto foi desenvolvido pelo Derba e será executado pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). Além disso, a duplicação da BR-415 é considerada prioridade para o governador Jaques Wagner, que já conversou com o Ministro dos Transportes, César Borges, para que possa viabilizar essa obra, fundamental para o desenvolvimento daquela região. Otto Alencar falou também sobre a recuperação de mais de 7 mil quilômetros de estradas, com o custo de aproximadamente dois bilhões de reais e respondeu aos questionamentos dos outros parlamentares.

Também estiveram na audiência os deputados Herbert Barbosa, presidente da Comissão de Infraestrutura, Ivana Bastos, presidente da Comissão da Fiol, Augusto Castro, da Comissão do Porto Sul, além dos deputados Alan Sanches, Maria Luiza, Carlos Ubaldino, Temotéo Brito, Ângelo Coronel e Adolfo Menezes, do PSD, Elmar Nascimento (líder da bancada da minoria), Zé Neto (líder da bancada da maioria), Carlos Geilson, Aderbal Caldas, Bira Corôa, Maria del Carmen, Cacá Leão, dentre outros parlamentares.

 

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