Os ventos úmidos ainda mantêm o tempo instável no litoral baiano

A previsão para o final de semana (21 a 23 de maio), na cidade de Salvador e Região Metropolitana, é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas. Essas chuvas estão associadas aos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico e poderão ocorrer com mais frequência durante a noite e nas primeiras horas da manhã. Esta previsão também é valida para as regiões do Recôncavo e Nordeste, onde as temperaturas deverão oscilar entre 20°C (mínima) e 30°C (máxima).

O sistema frontal (frente fria) que avança pela região Sudeste do Brasil em direção ao Oceano, deverá influenciar as condições do tempo em toda faixa Centro-Sul da Bahia entre os dias 21 (sexta-feira) e 22 (sábado), deixando o céu parcialmente nublado com chuvas fracas na região Sul e parte das regiões Oeste, São Francisco e Sudoeste. Eventos moderados e isolados de chuvas também podem ocorrer nessas áreas.

Por outro lado, a presença da massa de ar quente e seco sobre grande parte do Nordeste brasileiro continua influenciando as condições do tempo, mantendo o céu parcialmente nublado a claro nas regiões Norte, Chapada Diamantina e no setor centro-norte das regiões Oeste e São Francisco. Nessas áreas deverão ser registradas as menores temperaturas do Estado, com mínimas chegando aos 17°C. Já as máximas deverão oscilar entre 31°C e 34°C, principalmente nas regiões Oeste, São Francisco e Norte da Bahia. Vale ressaltar que o ar seco (devido à atuação dessa massa de ar) aliado as temperaturas em elevação podem acentuar os problemas respiratórios, como: asma, bronquite e outras doenças relacionadas. Esta condição de tempo seco e quente também é favorável a ocorrência de focos de queimadas nessas regiões.

Durante estes dias, a maré alta deve oscilar entre 1,6 e 2,3 metros de altura, com seus máximos em torno das 11h e 23hn. Já a maré baixa, deverá ocorrer por volta das 5h e das 17h, com valores oscilando entre 0,6 e 0,9 metros. As ondas terão agitação fraca e altura máxima de 1,5 metros.

A estação do outono é marcada pela redução na incidência de radiação solar ao Sul da linha do Equador e, consequentemente, redução da radiação ultravioleta. Mesmo assim, na faixa equatorial entre as latitudes de 30°N e 30°S a incidência de radiação solar sofre poucas variações ao longo do ano. Assim, para o período entre os dias 21/05 (sexta-feira) e 23/05 (domingo) de 2010 está previsto Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) variando de 07 a 10. Estes valores fazem parte das categorias Alta e Muito Alta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda cuidados com o tempo de exposição ao sol, uso de protetor/filtro solar, bonés, óculos escuros e roupas leves para a prevenção de danos a pele e aos olhos.

 

Fonte: Ascom do Ingá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui