Os nomes e os apelidos das ruas de Ilhéus

O grande geógrafo Milton Santos, ex-professor do Instituto Municipal de Educação Eusínio Lavigne, dá nome a uma das principais avenidas de Ilhéus. Mas será que algum ilheense sabe onde fica a Avenida Milton Santos? E a Avenida Sírio-Libanês?

Ao longo do tempo, as ruas ganharam apelidos ou nomes apostos sem observância da legislação. Para consertar a bagunça, a Prefeitura de Ilhéus realizou um levantamento, identificando as verdadeiras denominações dos logradouros. O resultado desse trabalho foi apresentado à Câmara de Vereadores pelo chefe de gabinete do prefeito Newton Lima, José Nazal Soub.

A partir de agora, a Câmara deverá se debruçar sobre a matéria e definir se as ruas e praças de Ilhéus permanecerão com os nomes oficiais ou se estes serão derrubados para manter aqueles consagrados pelo uso.

Finalmente, se alguém ficou curioso: a Avenida Sírio-Libanês é a mesma que atualmente chamam de Ubaitaba, no bairro do Malhado. E a Avenida cujo nome oficial presta homenagem ao grande Milton Santos é há bastante tempo conhecida como “Petrobras”. Uma imperdoável injustiça com o saudoso geógrafo.


Fonte: Pimenta na Muqueca

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui