Mês de abril marca participação da entidade em encontros e capacitações
Entre os dias 15 e 19 de abril mais de quarenta entidades de quatro regiões do Brasil participaram da capacitação “Empoderando Pessoas e Criando Capacidades nas Organizações” promovida pela UNESCO, Rede Globo, Criança Esperança e Petrobras (Programa Desenvolvimento e Cidadania). O evento, que ocorreu em Brasília, teve como objetivo ajudar pessoas envolvidas em iniciativas do terceiro setor a utilizar todo o potencial de suas organizações e projetos. A Escola Orquestra Sinfônica do Descobrimento (OSD), uma das organizações convidadas, enviou duas representantes, Moana Martins e Luciana Oliveira. Além da OSD a Associação de Mães Educadoras – AME (Projeto Musicart), também de Porto seguro, participou da capacitação.
A capacitação foi desenvolvida pelo Instituto Fonte para o desenvolvimento social, uma organização com mais de vinte anos de experiência e atuação no terceiro setor. Foram trabalhados temas como governança, elaboração de projetos e mobilização de recursos, monitoramento, planejamento estratégico e aprendizado colaborativo. Para Moana Martins a capacitação veio num momento estratégico para a OSD. “Estamos nos reformulando, olhando para dentro, observando onde estamos errando e onde acertamos para planejar o futuro”, detalha.
O mês de abril marcou a participação de membros da entidade em encontros e capacitações. Entre 2 e 5 de abril o maestro e professor Leandro Rodrigues representou a OSD no 1º Encontro de Gestores de Projetos Orquestrais da Bahia, promovido pelos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA). A atividade aconteceu em Salvador e discutiu temas e reuniu 23 projetos de várias regiões do estado.