Orientações para a vida cristã – Parte 7

“Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.” (1 Coríntios 15.58)

As vezes Paulo coloca o sarrafo numa altura que, sinceramente, parece muito pouco realista! Por exemplo: escrevendo à igreja em Tessalônica ele disse: “Alegrem-se sempre. Orem sem cessar. Dêem graças em todas as circunstâncias” (1 Ts 5.16-18). Note, alegrar-se tudo bem, mas sempre é meio complicado. E a oração deve ser continua e a gratidão, em todas as circunstâncias. Quanto à obra do Senhor, ele espera que nada abale a igreja em Corinto. Ao ler sua orientação somos desafiados a também nos dedicar à obra do Senhor sem permitir que coisa alguma nos abale ou desanime. Como?

Como não nos abalar quando, mesmo dedicados à obra do Senhor, as coisas não vão bem em nossa saúde, família ou trabalho? Como não nos abalar quando há fofocas ou divisão na igreja e as notícias que chegam são sempre negativas? Como não nos abalar quando lideres que admirávamos falham, caem ou se revelam carnais de alguma forma? Como não nos abalar quando percebemos que somos como alguns poucos, aqueles que se dedicam, enquanto uma maioria apenas assiste? Como não nos abalar quando, depois de nos esforçarmos para ajudar alguém, descobrimos que fomos usados, enganados? Ou que aquele a quem dedicamos carinho e respeito se volta contra nós? Bem, a lista de razões para abalos é interminável. Como não nos abalar? Tendo o amor a Deus, tendo o desejo de agradá-lo. Tendo essas coisas como nossa motivação para o que fizermos. E não perdendo isso de vista. Fazendo o que fazemos também por amor às pessoas, pois temos um mandamento para amá-las, para sermos cheios da misericórdia e graça. Pois Deus nos da ambas generosamente, além de Sua paciência e bondade.

Lembrando da fé do apóstolo e tendo a mesma fé: no Senhor o nosso trabalho jamais será inútil, será em vão. Procurando nos incentivar, nos unir. Apoiando-nos e incentivando-nos mutuamente. Sempre haverá razões de desânimo e abalos, mas unidos somos mais fortes. Dois vão mais longe que apenas um. No tempo daqueles irmãos havia também muitas dificuldades, mas  muitos permaneceram firmes, coisa alguma os abalou. Nós podemos estar entre eles. Orando, para fortalecer nossa comunhão com Deus e nossa certeza de Sua presença. Refletindo nas Escrituras, para não nos esquecermos das promessas e recebermos orientação. Deus sempre estará conosco. Ele nos deu o Seu Espírito. Dedicar-se à obra do Senhor é mais difícil que dedicar-se a atividades religiosas. Dedicar-se à obra do Senhor é escolher dar valor eterno à nossa breve passagem por aqui. Sigamos juntos. Com firmeza e constância. E que nada, coisa alguma, acontecimento algum nos abale!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui