Orientações para a vida cristã – Parte 2

“Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.” (1 Corintios 15.58)

Desde que nos organizamos como cristãos, fundamos denominações, sofisticamos nossa teologia, escrevemos nossas doutrinas, estabelecemos nossas práticas e costumes, infelizmente, passamos a divergir em muitas coisas e a nos dividir. Ao longo do tempo, tacitamente, o significado de vocábulos e expressões orientadoras de nossa fé, foi sendo mudado. Por exemplo: igreja. O vocábulo jamais é usado nas Escrituras para se referir a uma construção, a um prédio ou estrutura hierárquica. Sempre é usado para indicar pessoas reunidas, de modo que as igrejas eram sempre comunidades. Comunidade é o melhor sentido para o termo. Com o tempo passamos a chamar nossos templos de igreja. E isso afetou o modo como passamos a lidar com os prédios e com as pessoas. Eles se tornaram um lugar santo e as pessoas foram colocadas em segundo plano, a serviço do templo. Temo que uma mudança semelhante possa ter ocorrido com a expressão “obra do Senhor”.

Minha experiencia com diversos cristãos e igrejas leva-me a desconfiar que realizamos uma restrição ao termo, relacionando-o quase que exclusivamente com as atividades realizadas no templo e a agenda de atividades da igreja. Sem perceber, fomos perdendo de vista a agenda de Deus, as preocupações de Deus, as prioridades de Deus, reveladas nas Escrituras e, em especial, nos ensinos de Jesus. Em ambos a obra de Deus tem sempre como alvo e objeto as pessoas e acontece, o tempo todo, no encontro com o outro, no caminho, na busca pelo perdido, no auxilio ao ferido, no combate à injustiça, no encontro com o pecador. A obra de Deus acontece, literalmente, na encarnação, no envolvimento com a vida e com as pessoas em seus dramas e aflições. Jesus nos dá este paradigma. Mas fizemos da obra de Deus algo menor, mais centrado em nós mesmos. Dependente do templo e distante das ruas.

Precisamos voltar às Escrituras e reler os textos. Procurar neles as preocupações, incômodos e prioridades de Deus e nos ocupar do que toca o coração divino. Palavras como amor, misericórdia, justiça, pobreza… e pessoas como órfãos, viúvas e estrangeiros se destacarão diante de nós. Se fizermos uma leitura comprometida, com o coração aberto e aceitando as confrontações das Escrituras, perceberemos que a obra do Senhor nos chama a pregar o Evangelho, tanto quanto a servir aos necessitados, alimentar os famintos, defender os oprimidos, ser voz para os que não tem voz e tantas outras atitudes que podem nos colocar na contra mão da sociedade em que vivemos. Podem exigir que ampliemos o leque de nossas preocupações. E, bem certamente, nos farão refletir mais sobre nosso padrão e estilo de vida. Porém, podemos ter certeza de que nada nesta vida nos dará maior significado existencial que nos ver envolvidos na obra de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui