Operação Verão reforça segurança de baianos e turistas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o início da Operação Verão 2015, que segue até o Carnaval, os principais pontos e destinos turísticos do estado terão segurança reforçada. Além do emprego de 20 mil policiais e bombeiros militares, o esquema especial conta com uma frota de veículos, aeronaves e novos equipamentos apresentados nesta quinta-feira (4), pelo secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, durante o lançamento da operação no Jardim dos Namorados, em Salvador.

A operação conta com investimentos de cerca de R$ 3 milhões em horas extras e cobre os 1.183 quilômetros do litoral baiano, rodovias, aeroportos, terminais marítimos e rodoviários, assim como os grandes eventos e festas populares. “A prioridade é o reforço desde as primeiras horas do dia, fortalecendo o policiamento nas áreas mais visitadas por turistas e frequentadas por baianos, como a orla, parques e locais de grande concentração”, disse o secretário Maurício Barbosa.

Além da capital baiana, o efetivo atua em regime ordinário e extraordinário em regiões como o Litoral Norte, o Baixo Sul, a Costa do Descobrimento e a Chapada Diamantina. Entre os destinos procurados por baianos e turistas durante o verão e que terão a segurança reforçada estão Ilhéus, Itacaré, Valença, Morro de São Paulo, Camamu, Conde, Cachoeira, Juazeiro, Mata de São João, Lençóis, Rio de Contas, Bom Jesus da Lapa, Maraú, Porto Seguro, Canavieiras e Alcobaça.

Recursos tecnológicos

Entre os recursos tecnológicos utilizados, o destaque são os novos equipamentos recebidos pelo Corpo de Bombeiros. A câmera técnica de escombros localiza remotamente pessoas soterradas ou vítimas de afogamento por meio de áudio e vídeo. No combate a incêndios, outros dois aparelhos ajudam a detectar focos de incêndio ou pessoas pelo calor emitido e a medição da taxa de gás no ambiente. Já o carrinho de ar mandado, que carrega os cilindros de oxigênio, permite a aproximação dos bombeiros com mais segurança e facilidade.

A frota empregada inclui 16 novos ônibus de transporte de tropa, além de helicópteros, barcos, jet skis, quadriciclos e motocicletas. Com trajes leves, PMs ciclistas fazem o patrulhamento em pontos de orla. Já utilizadas em locais como o Centro Histórico e o Porto da Barra, em Salvador, 20 bases comunitárias móveis equipadas com câmeras de videomonitoramento oferecem mobilidade ao trabalho da PM. “A segurança precisa ser dinâmica e com essa base temos toda a estrutura para o policial e para o cidadão atendido, trazendo reflexos significativos a nossa segurança pública”, afirmou o coronel Castro.

 

 

 

Fonte: Secom BA

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui