Para ampliar o escoamento do lixo produzido no distrito de Caraíva, a Prefeitura de Porto Seguro tem se empenhado na melhoria da logística, aumento de servidores através da Operação Verão e aquisição de equipamentos.
Neste período, com maior fluxo de pessoas e, consequentemente, mais produção de resíduos, foram contratados 15 agentes de limpeza temporários para somar à equipe de sete profissionais, já atuante no local.
Carroceiros da comunidade prestam serviços fazendo o transbordo do lixo coletado até à margem do Rio Caraíva, onde os servidores municipais acondicionam o montante de resíduos dentro da nova embarcação, adquirida com recursos próprios pelo município, fazendo o escoamento até o outro lado, onde caminhões levam o montante de rejeitos recolhidos até o aterro sanitário.
Caraíva tem, atualmente, uma média de dois mil moradores entre nativos, indígenas e novos moradores na comunidade. De acordo com a lei municipal, que regulamenta sobre a coleta de lixo, transporte e seu acondicionamento, a Prefeitura é responsável em recolher 100 litros de lixo ao dia, por morador.