ONG Paspas, de Teixeira, é reconhecida como Ponto de Cultura do Estado

ONG Paspas é reconhecida como Ponto de Cultura do Estado. Foto: Reprodução/Instagram

A ONG Profissionais da Área de Saúde Promovendo Ações Sociais (Paspas), de Teixeira de Freitas, foi uma entre 37 instituições e coletivos culturais que foram reconhecidos na segunda lista da Certificação Simplificada de Pontos e Pontões de Cultura, emitida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), por decisão de Comissão.

Ao todo, já são 443 entidades certificadas em todo o estado. Compartilham a conquista em Teixeira de Freitas junto à ONG Paspas, desde a primeira lista: o Espaço Cultural da Paz e o Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento (Iced).

A ONG Paspas. Foto: Reprodução/Instagram

Sobre a ONG Paspas

Há 19 anos, a Paspas – Profissionais da Área de Saúde Promovendo Ações Sociais caminha fazendo busca ativa, conhecendo e apoiando pessoas e grupos quase que esquecidos pelo poder público e invisíveis para parte da sociedade.

Fundada em 02 de junho de 2001, foi se moldando as necessidades locais e regionais. Por meio da cultura e esporte, é prestado um serviço de fortalecimento de vínculo familiar como sendo primordial para a conquista da dignidade, cidadania, o amor, uma interação saudável entre as pessoas próximas e com o meio ambiente, um serviço que visa descontruir preconceito etc.

Uma vez diagnosticado um menor em situação de vulnerabilidade, a família também é acolhida com cursos geração de renda.

A Paspas percebeu que não bastava cuidar das crianças, jovens adolescentes. Acolher a família foi fundamental para nosso sucesso enquanto instituição cultural.

Ao longo dos anos, foram sendo oferecidos: karatê, capoeira, violão, futebol, flauta, balé, artes cênicas, ópera e audiovisuais, teatro, zumba, educação física para idosos, informática básica e avançada, curso de Libras (Parceiro Instituto Federal), programa de primeiro emprego Jovem Aprendiz. Além de vários cursos de geração de renda.

A equipe de profissionais é composta por: coordenador pedagógico, assistente social, instrutores, professores, equipe de apoio, voluntários e parceiros.

Pontos e Pontões de Cultura

São instituições e coletivos reconhecidos como referência na realização de ações culturais nos territórios, caracterizados por possuírem ampla base social com poder de penetração em variadas comunidades, como grupos tradicionais, juventude, povos indígenas e quilombolas, dentre outros.

A gestão dos Pontos de Cultura é feita pela Diretoria de Cidadania Cultural (DCC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult).

A certificação, recebida pela ONG Paspas e demais, permitirá que entidades culturais tenham acesso a ações e políticas públicas voltadas à territorialização da cultura, como o Prêmio Cultura Viva Bahia 2020.

Serão 81 instituições e coletivos, sendo ao menos três em cada território de identidade. Para mais informações, clique aqui.

O cadastro online para obtenção da Certificação Simplificada continua aberto até o dia 18 de dezembro, por meio de formulário disponível neste link.

Dúvidas devem ser encaminhadas ao e-mail [email protected] ou, ainda, pelo telefone (71) 9688-1460.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui