Oficinas de educação ambiental mobilizam população de Teixeira de Freitas

Oficinas de educação ambiental mobilizam população de Teixeira de Freitas
Oficinas de educação ambiental mobilizam população de Teixeira de Freitas. Fotos: Ascom

No final de fevereiro, nos dias 21, 22, 27 e 28, a Embasa promoveu oficinas voltadas à educação ambiental no auditório da Câmara de Vereadores, para colaboradores, representantes de órgãos públicos, da secretaria de meio ambiente e agricultura, de ONGs, de associações de bairros e universitários de Teixeira de Freitas.

A oficina de capacitação em licenciamento ambiental ocorrida nos dias 21 e 22 foi ministrada pelo engenheiro agrônomo José Henrique Junior, que apresentou a infraestrutura de um sistema de esgotamento sanitário, as competências municipais e sociais, bem como formas de minimizar os impactos ambientais e uso sustentável dos recursos.Oficinas de educação ambiental mobilizam população de Teixeira de Freitas

Com o objetivo de aperfeiçoar a importância do trabalho coletivo, uma das abordagens mais esperadas foi a de educomunicação, no dia 27, conduzida pela coaching, administradora e especialista em desenvolvimento humano Jussara Bahia. Na oficina, foram realizadas abordagens que interligaram a comunicação e a educação, visando uma linguagem mais participativa, além de orientar sobre os mecanismos tecnológicos que auxiliam em uma melhor comunicação.

Com a participação da comunidade, outra oficina proposta foi a de aproveitamento integral de alimentos, dia 28. Com informações repassadas pela nutricionista Patrícia Brito, os participantes conhecerem formas de reaproveitar partes dos alimentos que são costumeiramente descartados, como cascas, talos e folhas. Na ocasião, foram degustados tortas, sucos e bolos feitos com alimentos reaproveitáveis citados na oficina.

Para a colaboradora da Embasa, Elizete Lima, a oficina que mais se destacou foi a de reaproveitamento de alimentos. “Todas as oficinas me proporcionaram ricos aprendizados, a de educação ambiental, principalmente, mas a que mais me marcou foi a de aproveitamento de alimentos visto que é algo que tem na nossa rotina”.

“É importante sensibilizar não só os colaboradores da Embasa, mas toda a sociedade para ampliar as discussões sobre assuntos ambientais com informações corretas”, explicou a assistente social da Embasa, Claudice Pires.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui