Para uma eficiente gestão financeira na empresa é necessário implantar alguns controles gerenciais, que forneçam sistema gerador de informações que possibilite a efetivação do planejamento de suas atividades e controle de seus resultados. O controle das contas a pagar fornece informações para tomada de decisões sobre todos os compromissos da empresa que representem o desembolso de recursos. Mas nem sempre é fácil fazer esse controle. Por isso mesmo, o Ponto de Atendimento Empresarial do Sebrae em Eunápolis realiza nesta segunda-feira (11), em seu auditório, a oficina “Contas a Pagar”.
A oficina será realizada em duas turmas. A primeira, das 9 horas ao meio-dia, é voltada para o empreendedor individual. A segunda, das 14 às 17 horas, será específica para empresários e colaboradores de micro e pequenas empresas.
As contas a pagar são compromissos assumidos pela empresa, representadas por compra de mercadorias, insumos para produção, máquinas, serviços, salários, impostos, aluguel, empréstimos e contribuições, entre outros. O controle das contas a pagar deve ser uma tarefa de rotina da empresa, pois normalmente envolve grande quantidade de dinheiro.
O controle de contas a pagar possibilita a identificação de várias ações, como priorizar os pagamentos, na hipótese de dificuldade financeira; verificar as obrigações contratadas e não pagas; não permitir a perda de prazo, de forma a conseguir descontos; não permitir a perda de prazo, de forma que implique no pagamento de multa e juros; fornecer informações para elaboração do fluxo de caixa; e conciliar os saldos contábeis.
De acordo com a gestora do Sebrae em Eunápolis, Jane Silva, é comum nas pequenas empresas o fato do proprietário dar mais atenção às operações diárias de compra, produção e venda, em detrimento da organização administrativa. “É preciso que ele lembre de que quem tem o controle da empresa administra melhor, e assim pode conseguir melhores resultados”, ressalta.
No programa do curso o participante verá tópicos como controle das despesas mensais, estabelecimento de prioridades de pagamento, controle do montante de compromissos financeiros vencidos ou a pagar e organização das informações para a elaboração do fluxo de caixa. O facilitador será o administrador de empresas Nadson Salome Sales, especialista em gestão estratégica e qualidade.
O investimento da oficina é de R$ 10,00. Para inscrições e informações, basta ligar para o Sebrae, no telefone (73) 3281-6070.
Fonte: Débora Vicentini/Ascom do Sebrae