Oficina Ortopédica do CER passará por adequação e oferecerá o serviço de produção de órteses e próteses

Oficina Ortopédica do CER passará por adequação e oferecerá o serviço de produção de órteses e próteses. Foto: Ascom

Com o objetivo de auxiliar na reabilitação do paciente e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência física, o CER – Centro Especializado em Reabilitação Teixeira de Freitas oferecerá o serviço de produção de órteses e próteses, materiais que são concedidos aos usuários e que serão produzidos em unidade própria na Oficina Ortopédica, após a conclusão do curso TOP (Técnico em Órtese e Prótese), que obteve sua aula inaugural em Fevereiro de 2021.

Para tanto, após esse início, houve a necessidade de algumas adequações nas partes estruturais e elétricas, tornando a estrutura da oficina em padrão Fábrica. As adequações foram baseadas na experiência e informações do responsável técnico e também parceiro da unidade, o Sr. José Ferreira de Souza, que desde o início abraçou a causa e tornou o projeto da oficina uma realidade.

A secretária de Projetos Ana Lucia Oliveira explicou que a pasta está empenhada em manter os prédios públicos adequados para atender a população: “Temos feito vistorias e iniciaremos a manutenção de prédios públicos para fazer reparos, entre eles estão embutidas as adequações estruturais da Oficina Ortopédica”.

O projeto da Oficina faz parte do programa Viver sem Limites do Governo Federal e é normatizado pelo instrutivo da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do SUS, Portaria GM/MS 793 de 24 de abril de 2012 e Portaria GM/MS 835 de 25 de abril de 2012.

O diretor do CER Ailton Alves explica que com a Oficina em funcionamento, todos os municípios pactuados à rede e à Teixeira de Freitas sairão ganhando com a fabricação das Órteses e das Próteses e melhor realocação da verba de custeio e concessão enviada ao município para Implantação e funcionamento da oficina: “A gestão Municipal, pensando no usuário, priorizou a continuidade a esse projeto, pois com o serviço de dispensação, de confecção, de adaptação e de manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM), pela Oficina Ortopédica de Teixeira de Freitas, iremos zerar a fila de espera para órtese e prótese.”

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui