Disponível na rede mundial de computadores, está fazendo sucesso mundo afora o discurso que Taurino Araújo proferiu para os curitibanos quando recebeu do Instituto Memória o Certificado de Responsabilidade Cultural Comenda Estrela, dia 5 último.
A esse respeito, comenta o imortal desembargador federal Luiz Eduardo Gunther, do Tribunal Regional da 9ª Região/PR: “O Prof. Dr. Taurino Araújo, já tantas vezes premiado e reconhecido, nacional e internacionalmente, dá, ao receber a presente comenda, mais uma prova que é bom ser bom, que ser do bem vale a pena. Parabéns, professor Taurino.
Não só pela Comenda Estrela de Responsabilidade Cultural, não só pelos excelentes livros lançados, mas por toda a sua caminhada na luta por transformar o mundo, uma palavra, pensamento, uma ação de cada vez, sempre! Parabéns ao editor, Prof. Anthony Leahy, pela sua sensibilidade de acolher e promover aos que verdadeiramente lutam por um mundo mais justo e digno”.
Pelo Instituto Memória, de Curitiba (2023), publicou Antropologia, História, Filosofia, Direito e Humanismo em sua Hermenêutica da Desigualdade: evidência de um Humanismo pós Lévi-Strauss 978-85-552-3517-7 e Se você quer subir, não aperte descer: a intuição motivacional do verdadeiro Maslow no case.