O valor do preparo

“Eles saíram daquele lugar e atravessaram a Galiléia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde eles estavam, porque estava ensinando os seus discípulos.” (Marcos 9.30-31)

“Um diamante pode estar na lama e um pedaço de vidro figurar numa coroa; mas na hora de comprar e vender, vidro é vidro e diamante é diamante.” O que vale na vida é a pessoa que somos e não a aparência que temos. Não é assim que funciona nossa sociedade, mas é assim que funciona na vida e é assim que Deus nos olha. Por isso Jesus investiu na vida de Seus discípulos e um dos aspectos do qual cuidou foi do preparo deles. Note que o Mestre intencionalmente afasta-se, esconde-se da multidão, para dedicar-se exclusivamente ao ensino de Seus discípulos. Isso nos ensina coisas preciosas sobre nosso crescimento como cristãos.

Teoricamente Jesus poderia colocar informações na mente de seus discípulos de forma sobrenatural. Poderia também mudar aspectos do caráter deles que não fossem apropriados. Mas Jesus convive, ensina, orienta, repreende e os convida a submeterem-se, tomarem decisões, fazerem escolhas adequadas, aprenderem. Ele dedica tempo. E eles precisariam envolver-se e corresponder, respondendo adequadamente. Somos alvo do investimento de Deus. Ele nos deu Seu Filho e dá Sua presença por meio do Espírito Santo. Não há nada que dependa dele e que não esteja disposto a fazer para que sejamos maduros e saudáveis. Mas precisamos corresponder e busca-lo.

A vida cristã é uma questão de fé, mas facilmente nos esquecemos de que crer é também uma questão de escolha, intenção, busca trabalho, esforço e dedicação. Jesus orou por Seus discípulos, mas separou tempo para ensina-los. Devemos orar, mas devemos também fazer o que nos cabe. Devemos investir tempo em oração, aprendizado das Escrituras, serviço e convívio cristão. Invariavelmente a “hora de comprar e vender” chega. Se gastamos nossa vida buscando um lugar na coroa ao invés de nos tornar diamantes, o resultado será decepção. Invista mais em sua vida. Esteja mais com Deus. Busque aperfeiçoamento de seu caráter e purificação de seus propósitos. Não subestime o valor do preparo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui