O autódromo de Monza é, sem sombra de dúvidas, o templo da atual Fórmula 1. Corridas são disputadas na pista italiana desde 1922, muito antes da criação da própria categoria.
O circuito tem a fama de, vez por outra, ser palco de resultados imprevisíveis. Em 1988, a então imbatível McLaren, com a dupla Senna/Prost, venceu quase todas as corridas daquele ano… Menos uma, Monza. Em 1999 a vitória foi de Heinz Harald Frentzen, com uma Jordan-Mugen, que não eram, nem de longe, os favoritos. Outra surpresa foi a vitória da Toro Rosso em 2008, na época com o novato Sebastian Vettel.
Desde 1950 foram 10 vitórias brasileiras no GP da Itália. Piquet 4, Rubinho 3, Senna 2 e Emerson 1. Os britânicos venceram 17 vezes e os alemães outras 9.
Este ano o favoritismo total é da equipe Mercedes, com o alemão Nico Rosberg e o britânico Lewis Hamilton, que já venceu a prova em 2012. Então, uma surpresa possível, se é que existe uma surpresa possível, seria uma vitória da Williams, que não vence fazer tempo… Apesar das zebra mais esperada pelos torcedores italianos seria uma vitória das Ferrari, que, seguindo a mesma linha de raciocínio, também é uma possibilidade.
Mas como o imprevisível costuma rondar o circuito… Melhor não ficar tentando adivinhar e esperar o domingo, que pode acontecer, surpreendentemente, uma vitória da favorita…