O segredo do viver e vencer: confiar

“Espero no Senhor com todo o meu ser, e na sua palavra ponho a minha esperança.” (Salmos 130.5)

Há um hino que este verso me faz lembrar. Sua letra diz: “Quando nos cercar o mal, ao rugir o temporal, em Jesus é confiar, nunca poderá falhar. Quando a dor ou aflição vem turbar o coração, é preciso confiar, a Jesus tudo entregar. Quando fraco me sentir, quando o mundo me oprimir, e pesar a minha cruz, ‘Crê somente!’, diz Jesus. Quer nas trevas, quer na luz, sempre perto está Jesus, perto e pronto pra salvar quem somente confiar. O segredo do viver, o segredo do vencer, é em Cristo confiar! Nunca, nunca duvidar!” A fé cristã não promete um escudo contra a dor, um salvo-conduto contra problemas. Confiar em Deus não inclui a garantia de não atravessar vales difíceis. Mas podemos ter algumas certezas que nos fortalecem diante das lutas.

Podemos ter certeza de que Deus sabe o que se passa e Ele está por perto. Ele jamais nos deixa sozinhos. No vale da sobra e da morte, disse Davi em seu mais famoso salmo, “Tu estas comigo!” (Salmo 23.4). Podemos ter certeza de que Ele nos ajudará a superar e crescer com a dor ou a perda. Por mais que nos sintamos desorientados em meio a ela, Paulo afirma em sua carta Aos Romanos que Deus age, a partir de todas as coisas, visando o bem daqueles que o amam (Rm 8.28). Podemos ter certeza de que, confiando nele, entregando a Ele todas as coisas, terminaremos em paz. Uma paz que não se explica por mudança nas circunstâncias. Uma paz que está além do entendimento humano.

Foi exatamente isso que o apóstolo Paulo escreveu em sua carta Aos Filipenses: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.”(Fl 4.6-7). Por tudo isso podemos assinar a declaração juntamente com o salmista e colocar toda nossa esperança em Deus. Ele sempre faz o que deve fazer. Ele sempre age para o nosso bem. Podemos não compreender Suas decisões em princípio, mas é confiando nele que encontraremos paz e desfrutaremos segurança neste mundo tão conflituoso, no qual todos nós estamos sempre em risco. Como diz o título do hino, é este o segredo do viver: confiar em Deus.

 

ucs

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui