O segredo de viver contente

“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.12-13)

O verso 13 deste capítulo de Filipenses talvez seja o mais conhecido e usado de todos os textos escritos por Paulo. “Tudo posso naquele que me fortalece.” Mas muitos o citam tendo em mente alguém em seu momento mais espetacular. Alguém que, com o punho cerrado e o olhar desafiador, está dizendo para a vida e para as pessoas: “Vocês não poderão me parar! Eu conquistarei tudo que quiser!” Mas basta a leitura do verso 12 para percebermos que não se trata disso! Trata-se de alguém que ganha e perde; que há vezes em que tem o que precisa e outras, em que não tem! Este texto não fala do segredo para conquistarmos todas as coisas. Fala do segredo de vivermos felizes em todas as circunstâncias. E isso não é nada fácil. As vezes, coisas tão pequenas roubam nossa paz e alegria. Provocam nossa ira e descontrole. Temos muito a aprender na jornada de fé.

De certa forma, viver como alguém para quem tudo acontece segundo os próprios anseios não exige grande maturidade ou firmeza espiritual. É claro que lidar com os momentos bons e manter-se firme na fé também exige alguma firmeza, mas é bem mais difícil a firmeza diante da dor e do silêncio de Deus. É bem mais difícil honrar a Deus quando a enfermidade chega e não quer nos deixar; quando o dia está sendo difícil e os fatos seguem rumos que nos são contrários! Aí compreendemos melhor a dificuldade de sempre dar graças! Como dizia certo homem idoso: Já fui rico e agora sou pobre; ser rico é muito melhor! Paulo cresceu ao ponto de sentir-se fortalecido em Cristo para viver alegrias e provações, para sofrer a carência e desfrutar a fartura, sem perder a graça. Eu ainda não me sinto em condições de dizer o mesmo.

Precisarei repetir para mim mesmo, muitas vezes ainda: “você pode enfrentar isso fortalecido por Cristo!” Precisarei da ajudado pelo Espírito Santo para  lembrar-me de quem sou e do que realmente é a vida na perspectiva divina. Facilmente me apego às coisas boas e anseio por seu protegido de todo desprazer.  Não gosto de abrir mão dos prazeres que posso desfrutar nesta vida e tenho dificuldades de lidar com o que me desagrada ou machuca. Preciso aprender a reconhecer a bondade de Deus, mesmo nos dias maus. E seguir sendo grato e dando a Ele toda honra. Preciso ser mais capaz de servir, amar e cuidar, mesmo que esteja enfrentando problemas. Que a vida, quando boa, não me afaste de Deus e, quando difícil, não me torne amargo e ingrato. Que eu sempre lute para amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a mim mesmo. Que eu aprenda, como Paulo, o segredo de viver contente em toda situação. E o segredo é viver fortalecido por Cristo. Que sejamos assim. Eu, você e que mais quiser!

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui