O reino em primeiro lugar

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.33)

Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus – precisamos experimentar o poder desse mandamento de Jesus. O Reino de Deus em primeiro define um jeito novo de viver e realiza-se dia a dia, passo a passo, escolha a escolha. Há um provérbio chinês que diz: “Mesmo uma jornada de mil quilômetros começa com o primeiro passo”. O grande corredor e velocista jamaicano, Usain Bolt, multicampeão olímpico e mundial, começou como qualquer criança, andando tropegamente e com dificuldades para equilibrar-se. Seu talento e dedicação o levaram a ser um astro do esporte. A experiência de ter o Reino de Deus em primeiro lugar é uma vocação, um chamado de Cristo para todos que o seguem. Ser um Usain Bolt não é para todos, ter o Reino em primeiro lugar é. Mas há algo que podemos aprender com o atleta jamaicano.

Usain Bolt chegou onde chegou por ter a compleição física adequada e por sua dedicação. As duas coisas! Ele precisou de algo que não podia conquistar que recebeu como dádiva: seu físico. Mas precisou desenvolvê-lo pelo exercício e o treinamento. Para o Reino de Deus também precisamos das duas coisas. A dádiva é um novo coração que só Deus pode nos dar (Ez 36.26) e a dedicação é a obediência que praticamos pela fé. Usain Bolt sacrificou-se, mas não foi um sacrifício. Foi uma realização. Será que se arrepende dos treinos que fez? Certamente que não! É assim também com a experiência cristã: exige submissão e sacrifício, mas é uma realização! Com o Reino em primeiro lugar vivemos o melhor da vida e nos tornamos quem nunca deveríamos deixar de ser. Amor, bondade e misericórdia marcam nossas atitudes. Segurança, paz, alegria e esperança enchem nosso coração. Tem sido assim com você?

Há três parâmetros muito importantes para avaliarmos isso: nossa agenda, nossas finanças e nossos relacionamentos. Em nossa agenda há sinais de que o Reino de Deus é importante? Ou nosso tempo é apenas nosso e nos justificamos dizendo que “tudo é para a glória de Deus”? Vivemos uma vida financeiramente equilibrada? O Reino de Deus está refletido em nosso orçamento? Se minha fé não afeta meu dinheiro, certamente que meu dinheiro está afetando minha fé! Quanto aos meus relacionamentos, o que os motiva? Interesse ou amor? Servir ou ser servido? Uso as pessoas ou me relaciono com elas? Tenho priorizado minha família? Tenho me relacionado com ética? Tenho amigos verdadeiros? O Reino de Deus em primeiro lugar coloca tudo mais no devido lugar. Se o Reino de Deus não orientar sua vida, por mais ordem que tenha estará seguindo na direção errada. Avalie. Não seria hora de mudar?

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui