O Reino e a vontade de Deus

“Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” (Mateus 6.10)

O Reino de Deus e a vontade de Deus são inseparáveis. Uma coisa depende da outra. Não existem as bênçãos do Reino de Deus sem a sabedoria de Sua vontade, pois o Reino de Deus se estabelece pela realização de Sua vontade. Nós, que fizemos de nossa vontade a grande motivação para nossas orações, temos muito a aprender aqui, com Jesus e sua oração modelo. Precisamos que vontade de Deus seja realizada, mas enfrentamos diversos obstáculos no caminho de conhece-la e experimenta-la. Nos círculos religiosos falamos muito facilmente nela e muitas vezes, de forma precipitada, assumimos que estamos agindo em conformidade com ela. Lembro-me certa vez de ter orado por alguns dias sobre determinado assunto pois teria uma reunião com outros líderes para decidirmos. Na reunião experimentei um obstáculo na busca da vontade de Deus.

Havia entendido que deveríamos seguir em certa direção enquanto outros, igualmente convictos sobre a vontade de Deus, apontavam outra direção. Quem estava indo na direção da vontade de Deus? Quando pastores falam sobre a vontade de Deus é comum que mais facilmente se acredite. Especialmente as pessoas que gostam desse pastor. Por outro lado o cristão “comum” costuma pensar que não lhe seja possível conhecer e seguir a vontade de Deus e muitos elegem seus porta-vozes ou profetas por meio dos quais creem e esperam saber a vontade de Deus. Seria esse o caminho? Jesus nos ensinou a orar pedindo que o Reino de Deus venha e a vontade de Deus se realize.

Cada um de nós pode orar assim. Pode pedir a Deus que nos envolva em Seu Reino. Pode pedir que seja feita a vontade de Deus. É o ensino de Jesus. O modo como Deus responde é por vezes misterioso. Algumas vezes nos faz saber antes e outras apenas depois de tudo feito. Talvez na maioria das vezes seja assim. Seguir Sua vontade e viver em Seu Reino não é algo pacífico, sem dúvidas ou inseguranças. Por isso é uma experiência de fé. Precisamos orar mais sobre isso, pedir mais pelo Reino de Deus e Sua vontade pois este mundo precisa mais de ambos. A vontade de Deus tem sido transgredida e temos sofrido como indivíduos e como nação. Que ela comece a se realizar em nós, como indivíduos, pois só assim, talvez, venha a realizar-se em nossa nação. Em 2016, desejo-lhe mais do Reino e da vontade de Deus. Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com você.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui