O reino e a simplicidade

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.33)

Jesus sempre foi didático em tudo o que fez e no que disse. Ele não agia por impulso, pelo contrário, havia intencionalidade em seus atos. Quando Ele escolhia alguma figura para usar como metáfora, Ele sabia que as pessoas que precisavam entender teriam total condição de captar o que Ele queria dizer. Além disso, Ele sempre foi simples em Suas escolhas. Até mesmo quando escolheu lidar com algo que às vezes se torna tão complicado para o ser humano: a ansiedade. Que maestria de Cristo, lidar com questões complexas escolhendo o caminho da simplicidade. Talvez haja algo nessa metodologia de Jesus que precisemos aprender. A vida anda complicada? O que será que Deus quer ensinar a cada um de nós no puro e descomplicado do dia a dia?

Que tal prestar atenção no sorriso de alguém hoje? Ou então contar um pouco das nuvens que estão nos céus? Já sei. Você pode saborear com mais prazer seu alimento nesse dia e perceber as notas que estão presentes em seu paladar. Ou então fechar os seus olhos por cinco minutos e buscar ouvir ruídos e barulhos que a correria do dia não te deixa perceber. Também pode parar pra pensar nas pessoas que gostam de você, que te amam, que demonstram ou não esse sentimento. E ainda, conseguir sentir o clima em sua pele e lembrar-se de dias opostos a essa temperatura que você está vivendo. Acredito que Jesus nos proporia coisas desse tipo, buscando aguçar nossa percepção pra aquilo que é tão banal às vezes, mas que está debaixo do nosso nariz e não vemos. TENTE ENXERGAR DEUS NOS PEQUENOS DETALHES.

Se Deus cuida dos pássaros nos céus, dos lírios dos campos, como não cuidaria de nós? Exercitar essa percepção é enriquecer nosso coração no conhecimento de quem é Deus. No filme “August Rush – O som do coração”, há uma frase muito impactante. O personagem principal diz: “A música está em todo lugar, tudo que tem que fazer é escutar”. Deus é como essa música. Basta querermos percebê-lo. Quando isso acontece, fica mais fácil ver Seu amor por nós, Sua graça, Seu cuidado, carinho, afeto, interesse, busca, etc. Os pequenos detalhes nos resgatam isso. Por isso o texto nos diz que se buscarmos o Reino de Deus e Sua justiça, coisas que nos são necessárias pra viver serão acrescentadas, mas na verdade porque já teremos aquilo que nos preenche existencialmente, que é a Sua presença. De lá emana o tudo mais que precisamos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui