O rei e a vontade de Deus

“Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.” (Mateus 6.9)

Quero aprender a orar da maneira como Jesus ensinou. Uma oração que certos grupos de cristãos repetem como se fossem algo apenas para ser pronunciado. E outros jamais o fazem, como se não precisassem repeti-la, como se já tivessem entendido o bastante para aventurarem-se em suas próprias orações. Apercebo-me de que oramos pouco o Pai Nosso quando nos reunimos como igreja. Afinal, para que fazer isso? Somos portadores de uma fé madura o bastante para entender que isso não é necessário! Mas o problema é que, de fato, não. E pode ser que, para evitar um erro, o da repetição, estejamos cometendo outro: o abandono da oração. Talvez devêssemos orar essa oração com alguma regularidade. E aprender a pensar, a meditar nela.

Quero aprender a orar da maneira como Jesus ensinou, vendo a Deus como meu Pai Celeste e aprendendo a ver a mim mesmo como Seu filho amado. E saber que não sou o único, pois o Pai é nosso! Portanto, aprender a procurar no outro o filho que Deus deseja que ele seja. Se já compreendi que sou amado dessa forma incompreensível, então sou chamado a explicar isso a outros. Pois viver sem saber e sem desfrutar do amor do Pai Celeste é perder o que ganho algum compensa. Não somos merecedores, mas nosso Pai Celeste nos ama e acolhe. Preciso então aprender a olhar com respeito e tratar com amor os demais. Mesmo aqueles com quem não concordo. Jesus nos ensina a orar sob a perspectiva de que Deus já se dispôs favoravelmente a me receber. Não oramos sob o peso da incerteza ou sob a anseia da possibilidade. Oramos sob a expectativa certa do encontro.

Quero aprender a orar da maneira como Jesus ensinou, e ver-me como expressão da santidade de Deus. Há uma adoração, uma liturgia universal, da qual faço parte. Há uma música, uma canção, um coral da vida no qual há um lugar para mim. Minha ausência é sentida. Por Deus e por mim mesmo. A vida fica mais pobre quando eu não anseio que o nome do Pai Nosso seja santificado. Minha existência tem a ver com adoração, com honra ao Criador. Preciso da ajuda de Deus para aprender sobre isso. De modo que aconteça uma mistura maravilhosa de minha vida com a do Pai Nosso, e santifica-lo santifique-me, e adorá-lo alegre-me, e servi-lo edifique-me. Tudo isso será vida abundante. Quero aprender a orar e posso, se de fato quiser. Basta orar e seguir orando! O Pai Nosso estará nessa jornada conosco!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui