O QUE REALMENTE IMPORTA?

“Porque em Cristo Jesus nem circuncisão nem incircuncisão têm efeito

algum, mas sim a fé que atua pelo amor.” (Gálatas 5.6)

O que realmente importa e faz diferença na fé e experiência cristã? A resposta a esta pergunta dependerá de nossa maturidade espiritual. Precisamos da ajuda do   Espírito Santo para que sejamos guiados ao que realmente importa. Por outro lado, creio que satanás dedica-se a nos fazer perder tempo, prendendo-nos com coisas secundárias, enquanto acreditamos que são fundamentais. Perdemos tempo e energia. Permanecemos na imaturidade. Há menos alegria e adoração em nossa vida. Paulo trabalhou para que não fosse assim com os irmãos da Galácia. Seu ensino chegou a nós por providência de Deus e faremos bem se o prendermos, ajudados pelo Espírito Santo.

A fé judaica tornou-se, ao longo dos anos, um conjunto de ritos. Pergunto-me o que a nossa tem se tornado. Para eles, agradar a Deus passou a ser frequentar o templo e praticar os ritos. Eles resistiram à repreensão de Deus por meio dos profetas. “Parem de realizar ritos, organizar festas, apresentar sacrifícios! Deus está querendo saber onde está a bondade, a justiça e a misericórdia em suas vidas!” (Is 1.11-17). Muitas vezes é isso que acontece conosco em nossa religião. Apaixonamo-nos pelo culto, por nossas atividades e pela maneira como as realizamos. Por outro lado, fracassamos no amor, na bondade e na misericórdia. Mas achamos que estamos agradando a Deus. Porém, a fé requerida e ensinada por Jesus será sempre uma expressão de nosso amor por Deus e pelo próximo. Se não for, será apenas nossa religiosidade em ação.

Paulo sabia muito bem onde o ensino dos judaizantes levaria os cristãos da Galácia. Com o tempo acabariam como ele mesmo havia sido no passado: perderiam de vista a sacralidade da vida, a centralidade dos relacionamentos, e mais odiariam que amariam. Rejeitariam que acolheriam. Julgariam que mostrariam misericórdia. Por causa de formas, ritos e lugares, poderiam chegar a ferir e desprezar pessoas como ele próprio já fizera antes. Mas a fé cristã é de outra natureza. Ela nos chama ao amor, bondade e misericórdia. Mas às vezes somos muito bons na doutrina, mas muito ruins no amor. Às vezes passamos anos servindo às instituições e quase nada servindo e cuidando de pessoas. Estaremos nas fotos dos eventos, mas ausentes das vidas de quem deveríamos ter amado. Que Deus nos livre disso!

 

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui