O quanto servir é importante?

Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus. Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. ” (João 13.1-4)

Tive o privilégio de conviver algumas vezes com o querido Dr Russel Schedd. Numa de nossas conversas ele me disse que acreditava que, ao acordar, a primeira coisa que lhe vinha à mente representava aquilo a que estava dando maior importância. Nunca me esqueci disso. Acabei desenvolvendo o hábito de me avaliar a partir do primeiro pensamento da manhã. E, sobretudo, escolher que pensamento quero ter logo ao iniciar o dia. Há ainda outras formas de tentarmos perceber o quanto algo é importante para nós. Já lhe perguntaram o que você faria se tivesse apenas mais alguns dias de vida? Às vezes o que respondemos que faríamos nada tem a ver com o que estamos fazendo. Isso pode significar que estejamos desprezando coisas importantes, que deveriam receber nossa atenção e cuidado. Ao ler o relato do Evangelho de João, podemos perceber o quanto servir é importante em nossa fé.

Veja nas palavras do evangelista as circunstâncias que envolviam Jesus. Ele sabia que havia chegado o tempo em que deixaria o mundo e iria para o Pai. E Ele deixaria o mundo de forma dolorosa, angustiante. Havia uma cruz à sua espera. Ele havia amado como deveria amar. Talvez fosse hora de cuidar de si mesmo. De fazer um balanço e dar uma dura em todos e especialmente em Judas, que estava já decidido a traí-lo. Havia segundas intenções, egoísmo e vaidade no coração de Seus discípulos. Cada um preocupado em ser e poder mais do que os outros. Por outro lado, Jesus tinha consciência de que estava em Suas mãos todo poder, todas as coisas estava submetidas à Sua vontade. Não devia satisfação à pessoa alguma. Viera de Deus e estaria voltando para Deus. Mas Seu amor e compromisso com aquele grupo de homens confusos e fracos era verdadeiro. Aqueles homens nos representam! Jesus estão toma a toalha e a coloca em volta da cintura. Escolhe ensinar sobre servir.

Percebe o quanto servir é importante? Jesus disse claramente que no Reino que trouxe e o Evangelho que anunciou nos convocam e nos fazermos servos. Não há lugar para orgulho ou grandeza: “Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mc 10.42-45). É assim que temos vivido nossa fé? Quanto mais formos servos, mais cristãos e seguidores de Jesus seremos. Se não formos servos, pessoas com a toalha em volta da cintura, não teremos parte com Ele, o Deus que se fez Servo. Multiplicaremos equívocos e jamais compreenderemos santidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui