A cidade de Porto Seguro possui desde o mês de abril, uma escola cultural, o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Já realizou eventos (dança e fotografia) e, agora, segue para seu terceiro evento cultural nos dias 09 e 10 de junho de 2018. Neste, contará com a participação do NEOJIBA, que realizará sua terceira caravana com entidades parceiras (IASA, Ecoar, Musicart, Lyra Popular de Belmonte, BAMTIB e NPO Trancoso), as quais, juntas, formam a Orquestra Regional do Descobrimento.
Dia 09, a Orquestra se reunirá para os ensaios de naipes (sopros e cordas), e, no domingo, 10 de junho, ocorrerá o evento: Um ensaio aberto as 11h para toda comunidade do entorno e músicos de outras iniciativas musicais da região. Além de divulgar o projeto Escolas Culturais, o evento tem o propósito de fomentar a música e estimular iniciativas musicais como a fanfarra da escola, um desejo de alunos e direção.
O Projeto Escolas Culturais iniciou suas atividades no mês de abril, em 85 municípios do Estado, distribuídos nos 27 Territórios de Identidade. A ação está sendo implantada em Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino. Com o objetivo de dinamizar a cultura nos territórios de identidade e incentivar o uso da escola como equipamento cultural e de interação social.
Trata-se de uma ação do Governo do Estado desenvolvida por meio da iniciativa interinstitucional firmada entre as Secretarias da Educação (SEC), Secretaria de Cultura (SECULT) e Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) com a participação na gestão do Instituto de Ação Social Pela Música – IASPM.