O primeiro dia da semana

“No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo.” (Atos 20.7)

O primeiro dia da semana, o domingo, é bastante importante para nossa fé. Enquanto o último dia da semana tornou-se o dia central da espiritualidade judaica, a cristã voltou-se para o primeiro. A ressurreição de Jesus aconteceu no domingo e a igreja nascente foi organizando-se em torno desse dia. Escrevendo aos cristãos de Corinto, Paulo orientou que no primeiro dia da semana eles deveria separar suas ofertas e entregar (1 Co 16.2). Era um dia em que juntos, praticavam sua devoção. Em uma de suas viagens o apóstolo chegou a Trôade e ficou lá por sete dias. E foi no domingo, o primeiro dia da semana, que eles se reuniram para partir o pão e ouvir Paulo.

Hoje é domingo. E poderíamos dizer que o domingo é o dia mais cristão da semana dos cristãos. O que acha? Nossa igreja ainda não voltou às reuniões presenciais mas temos a nossa agenda virtual, com escola bíblica pela manhã e culto à noite. É bom ter um dia para nos dedicarmos de forma mais intensa à nossa fé. Mas podemos e devemos fazer com que ele seja de fato importante. Ele não deve ser uma distração espiritual. E será, se apenas for um dia diferente dos demais por conter mais programas e ritos.

Estaremos reunidos como igreja e cremos na presença e manifestação do Espírito de Deus entre nós. Mesmo nos reunindo virtualmente, isso ainda vale – Deus nos dará a sua presença. Que nosso domingo seja então um dia de despertamento, de quebrantamento, de fortalecimento, de ânimo e consolo. Experiências próprias da presença do Espírito de Deus. Que cada domingo nos impulsione para uma semana mais cristã que a semana anterior.

Que ele não seja o dia do trabalho cristão, mas do descanso cristão. O dia em que, como igreja, como família na fé, nos lançamos nos braços amorosos de Deus para receber perdão e desfrutar amor. Que não seja o grande dia da experiência com Deus, mas o dia especial da gratidão a Deus pelas experiências que foram e serão possíveis devido a comunhão com Deus durante toda a semana.

Que o domingo sempre nos prepare para os demais dias, para que vivamos mais conscientes de quem somos em Cristo e do que Deus tem feito por nós. Que nos inspire a servir mais às pessoas, consolando, animando e fortalecendo-lhes a fé. Ajudando-as a crerem no amor de Deus e experimentarem sua maravilhosa graça.

Que cada domingo nos faça compreender melhor o quanto os demais dias são importantes para nossa jornada cristã. Que nossos olhos e ouvidos, voltados de maneira especial para Deus no domingo, revelem-se olhos e ouvidos atentos ao nosso próximo nos demais dias.

Hoje é domingo, o primeiro dia da semana. Muitos recursos serão investidos nas reuniões de cada igreja. Que toda essa energia, dinheiro, tempo e talento dedicados às programações produzam corações mais humanos, mais amáveis e mais cristãos. Que o dia do Senhor nos leve a viver dias marcados por relacionamentos mais amorosos e saudáveis, por atitudes que lembrem Jesus e corações de carne, sensíveis e abertos ao nosso próximo. Hoje é domingo. Que seja um bom começo para nossa semana!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui