O nome de Jesus

“Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome” (Filipenses 2.9) 

Deus entrou na história da humanidade para resgatar o ser humano. Veio a nós em Cristo Jesus para nos oferecer Seu amor, cuja manifestação é pura graça. Veio também nos trazer as verdades que ignoramos sobre a vida. Ser pecador significa muitas coisas, entre elas, que nos iludimos a respeito da vida. Pecar tem o sentido original de “errar o alvo”. Somos pecadores, erramos o alvo. Erramos o alvo da vida, equivocamo-nos sobre o seu significado. Valorizamos demais o que tem menos valor e deixamos de dar o devido valor ao que realmente importa. Isso vai nos definindo como pessoas despreparadas para a felicidade, para a segurança, para a paz e a realização. Jesus veio nos resgatar da morte para a vida. A vida que resulta do pecado, de errar o alvo, Ele a chama de morte pois, de fato, é. Ele disse que quem vive por si mesmo perde a vida. Mas quem nele confia e o segue, a encontra (Mt 16.25).

Entre nós Jesus viveu como servo. Amou e serviu, manifestando o cuidado e o amor do próprio Pai. Foi obediente até a morte, e morte de cruz, como vimos esta semana. E, de dentro de nossa história, Deus, o Pai, o exaltou conforme vemos no verso de hoje. O nome de Jesus é acima de todo nome! Isso significa que Ele não é mais um entre nós. É único! Não é uma opção, mas o único caminho. E é por meio do reconhecimento disso, da singularidade de Jesus, que nossa vida retorna ao caminho, volta à ordem. É por meio dele que podemos contradizer o estilo de vida marcado por errar o alvo. Jesus é o fundamento da espiritualidade humana. É nele e por meio dele que encontramos vida. Uma vida que se manifesta de dentro para fora, nos transformando nas pessoas que, de fato, deveríamos ser. A vida se reorienta e nela Jesus é Salvador, Senhor e Mestre.

Até que Jesus seja exatamente isso em nossa vida, até que reconheçamos Seu lugar de primazia e suficiência como fonte de vida para nós, ordenar a vida será impossível. Ele precisa estar no lugar que Lhe pertence para que encontremos o nosso lugar. Jesus foi exaltado acima de todo nome. Ele é o Senhor a quem devemos honrar em quem temos o perdão de nossos pecados, o perdão por tantas vezes errarmos o alvo. É por meio dele que conhecemos e experimentamos a presença do Pai. Nosso nome, nossa identidade, depende do Seu nome, de Sua identidade. Ele é Filho de Deus e veio a nós para que tenhamos vida de verdade (Jo 10.10). Por isso a mais alta posição em sua vida precisa estar ocupada por Jesus, o Cristo, o Messias e Salvador. Não deve ser ocupada por pessoa alguma, incluindo você mesmo, e muito menos por coisa alguma. Que em sua vida, sobre todo nome, esteja o nome de Jesus!

 

ucs

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui