“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.33)
A vida sempre seguirá alguma ordem: boa ou ruim, certa ou errada. E isso não será obra do acaso. Contará com nossa participação! Em nosso mundo costumamos pensar no “dinheiro” como a solução para todos os problemas e dedicamos muito de nossa preocupação e tempo em como obtê-lo. Jesus diz que esse é o jeito errado de viver. Diz que devemos rever nossas prioridades e colocar em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça e diz que as demais coisas, o que o dinheiro pode e o que não pode comprar, nos serão acrescentadas. Você acredita nisso?
O que são o Reino e a justiça de Deus para que possamos buscá-los? São muitas coisas e refletem a vontade e o caráter de Deus. Seu fundamento é o amor dirigido de forma correta: primeiro e acima de tudo a Deus; e depois o amor ao próximo, tendo como referência o amor próprio. No Reino de Deus quem é humilde vale mais do que quem é orgulhoso; nele vale mais a beleza interior que a exterior; e nossas intenções determinam o valor dos nossos atos. Ele nos orienta para o ser e não para o ter. Nele somos pecadores e precisamos de perdão; não há justos, nenhum sequer! Nele somos amados por Deus e precisamos crer nisso com todo o coração.
O Reino e a justiça de Deus precisam de espaço para se estabelecerem. Precisam da vida na igreja e de relacionamentos sociais; estão no modo como cuidamos de nossa família e em como realizamos nosso trabalho; no cuidado de nossa saúde e na administração de nosso dinheiro. É a experiência de um equilíbrio fino e delicado na vida, que precisa de nosso esforço e escolhas, mas jamais acontece sem a ação do Espírito Santo. Esse Reino e justiça só nos envolvem quando nos habitam. E nos habitarão se os buscarmos, sendo imitadores de Jesus. Ele veio nos trazer o Reino e a Justiça de Deus. Em 2015 todos buscaremos algo. Que sejam o Reino de Deus e Sua justiça.