O lugar do outro

“Se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, seria melhor que fosse lançado no mar com uma grande pedra amarrada no pescoço.” (Marcos 9.42)

Há filhos que se parecem muito com um dos pais e irmãos, que não são gêmeos, mas para quem olhamos e logo deduzimos: é irmão de sicrano. As vezes as aparências enganam, mas em alguns casos elas revelam. Ser cristão é ser filho de Deus numa dimensão existencial e identificadora. O cristianismo nos envolve num processo cujo fim é nossa identificação com Cristo, nos tornar como Ele. Isso vai acontecendo aos poucos, com nossa fé se concretizando em submissão. Vamos então sendo transformados e entendendo a vida de forma mais divina e menos orientada pelos referenciais meramente humanos. Por isso o cristianismo tem princípios e valores próprios, fundamentados em Deus. Muitos deles referem-se ao modo como agimos com os outros.

No Reino de Deus somos inspirados a nos sentir responsáveis e a assumir responsabilidades para com os outros. A avaliar as consequências que produzimos na vida das pessoas, sejam nossos familiares, amigos, vizinhos ou mesmo estranhos. Jesus colocou uma criança diante dos discípulos e lhes ensinou sobre isso. A lição não é exclusiva, como se apenas as crianças não devessem ser magoadas, mas inclusiva. Em muitos momentos Jesus ensinou sobre o amor, serviço e cuidado com o próximo. E isso é muito difícil para nós, mas no Reino de Deus é assim – o outro tem um lugar importante e se o ferimos, há consequências, se não o amamos, nosso amor a Deus não é verdadeiro.

Os padrões são realmente elevados no Reino de Deus. Quantas vezes falhamos no cuidado com o outro! Ferimos, mentimos, usamos, esquecemos, negamos, traímos… Somos pecadores! Seguir a Cristo é uma experiência que continuamente nos colocará diante do arrependimento e do recomeço. Precisamos do perdão para nossos pecados cometidos contra os outros e precisamos recomeçar, assumindo nossas responsabilidades para com os outros. Cuide melhor de pessoas. Comece em casa e vá expandindo, procurando falar, olhar e ter atitudes que valorizem o outro. Isso honra a Deus. Isso é cristianismo. Isso é divino, é vida no Reino de Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui