O evangelho do Natal

“Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.” (Isaías 53.3)

O evangelho do NatalSomos pecadores. Isso significa, entre outras coisas, que nos organizamos para viver em estruturas e ambiente social pecaminoso – que não honra a Deus e profana a vida. Não somos uma sociedade saudável. Não inspiramos o melhor nas pessoas. Parte de nós é doente de presunção e outra parte, de complexo de inferioridade. Gastamos grandes somas para tentar nos sentir melhor a respeito de nós e da vida, seja comprando, estudando, viajando, fazendo terapia ou cirurgia. Afinal, não é nada bom sentir-se “um peixe fora d’água”. Não é nada bom sentir-se rejeitado, diferente ou ser desprezado. E foi exatamente o que Jesus experimentou. Ele poderia adequar-se para ser bem recebido e honrado. Mas isso seria corromper-se. O que Ele está nos dizendo com isso? O que a rejeição, desprezo e sofrimentos dele entre nós, dizem sobre nós e nosso estilo de vida?

Como cristãos precisamos ouvir melhor a mensagem do Evangelho. Ela não se restringe a crucificação, morte e ressurreição de Jesus. Ela é toda Sua vida. Ele não se encaixou neste mundo porque nosso mundo está torto e nos entorna, tornando-nos inadequados para a verdadeira felicidade. Ele veio nos restaurar e libertar. O que Ele parece estar dizendo, com Seus ensinos e Sua própria vida, é que não seremos felizes na medida em que nos encaixarmos no mundo, mas, ao contrário, na medida em que nos desencaixarmos dele. Na medida em que acharmos estranha a vida por aqui, em que não há lugar para o amor a Deus ou ao próximo. E onde servir não é a posição mais elevada, como no Reino de Deus, mas o lugar dos que não têm qualificação. O natal tem um Evangelho e precisamos lê-lo. Sem Jesus e seus questionamentos, o natal é uma farsa!

Jesus está sendo tirado do natal, ano após ano. O natal com Jesus fica muito estranho e constrangedor. Sua presença questiona nosso estilo de vida e valores. Quem precisa disso? Já não temos desgastes demais?! Jesus poderia ter vindo para ser aceito e honrado. Para atrair os olhares ao invés provocar o esconder do rosto. Mas isso seria uma afirmação para nossa vida de pecado e nossas estruturas e valores sociais pecaminosos. Ele veio e tornou-se vítima de nosso mundo para nos salvar. Salvação que envolve libertação de mentiras, vícios, ilusões e mudanças em nós. Ele veio receber o que merecíamos e nos dar o que jamais poderíamos conquistar. Neste natal, celebre Jesus. Que ele seja cheio do Evangelho, mais do que qualquer outra coisa!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui