O estranho plano de Deus!

“Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória?

E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.” (Lucas 24.26-27)

Pecar é nos desviar da presença e da vontade de Deus. Pecamos porque somos pecadores e ser pecador significa que não nos submetemos a Deus como nosso Deus. Nossa própria vontade e desejos prevalecem em nossa vida, mesmo quando são contrários aos propósitos de Deus para nós. Esta é a nossa situação. E o pecado tem consequências. Ele é como uma dívida que consome recursos cobrando altos juros. Ser pecador é o capital principal e fazer pecados e os juros que apenas agravam a dívida e consome a vida. Agora, imagine comigo uma cena. Nela Deus, diante dessa nossa condição como pecadores está decidindo o que fazer a respeito. Seu plano: tornar-se um de nós, viver nas mesmas condições e manter-se sem pecado. E, sendo totalmente justo, morrer pelos pecadores e assim pagar a dívida. Seu plano é fruto de Seu amor. Todo ser humano que crer no amor e na ação de Deus poderá receber perdão e ter comunhão com Ele.

Aí Deus conta isso para os anjos e para alguns seres humanos. Silêncio. Troca de olhares. Ninguém diz nada, mas os pensamentos convergem. Até alguém diz: “Senhor, não seria melhor explicar Suas regras para os seres humanos e exigir que sigam? Quem se comportar resolve o problema!”. Outro: “Senhor, que tal abrir uma conta para eles de boas ações? Quem praticar certa quantidade está salvo!”. E várias sugestões surgem. Ninguém concorda com Deus. Afinal, ninguém, se não Deus, sabe, de fato, as consequências e o significado do pecado na vida humana. Por fim Deus diz: “Sabia que não entenderiam meu plano. Mas é ele o caminho para a redenção do ser humano. Eles precisarão crer e comprometer-se. Esse é o preço para eles. Eles jamais poderão dar jeitos neles mesmos. Eu estarei com eles e, com minha presença e amor, poderão ser redimidos.” Silêncio. Todos olham fixamente para Deus. “Claro Senhor! O Senhor sabe melhor que nós o que fazer”.

Os discípulos de Emaús e cada um de nós são a prova de que a cena que criei acima não é absurda. Não entendemos o jeito como Deus decidiu nos resgatar. Há outras opções que fazem muito mais sentido para nós. Mas as Escrituras nos desafiam a crer em Cristo. A nos comprometer e viver em comunhão com Deus, pela fé. Paulo compreendeu isso e escreveu: “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.” (1 Co 1.18) A salvação que Deus nos oferta e Seus propósitos para nossa vida só fazem sentido quando estamos do lado de dentro, entregues e comprometidos. Do lado de fora não fazem sentido. Entrar é crer e comprometer-se. Entrar é deixar que Cristo definitivamente entre em nossa vida, como Senhor e Salvador. Crer é o começo de tudo. E tudo que veremos pela fé nesta vida será apenas o começo! De que lado você está?

 

ucs

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui