O encontro de Jesus com o diabo

“Jesus respondeu: ‘Dito está: Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’. Tendo terminado todas essas tentações, o diabo o deixou até ocasião oportuna.” (Lucas 4.12-13)

É bem conhecida a narrativa dos Evangelhos sobre o encontro de Jesus com o diabo. Ele acontece logo antes de Jesus iniciar seu ministério público e a formação de seu grupo de apóstolos. Tanto Lucas quanto Mateus e Marcos citam este episódio, sendo que Lucas o faz de maneira mais detalhada. Temos hoje duas categorias bem distintas de pessoas quanto ao posicionamento a respeito da existência e atuação do diabo: aquelas que o veem em tudo e os que não creem na possibilidade de que ele exista. É bem possível que você não esteja em qualquer dos extremos. Porém, arriscaria a dizer que a maioria está mais para o lado dos que não creem muito em sua presença e atuação. As Escrituras falam dele sem oferecer muitas explicações, embora tenhamos bastante informação. Em resumo poderíamos dizer que ele é um ser autônomo, pessoal e definitivamente contrário a Deus. Sua existência orienta-se para o mal e sua influência é maligna.

João declarou que o distanciamento de Deus expõe o ser humano ao poder e influência do maligno (1 Jo 5.19). O encontro de Jesus com o diabo talvez tenha como grande lição nos fazer entender que não estamos livres de seus planos maus. Ao que tudo indica nas Escrituras, ele sabia quem era Jesus e sabia que não poderia vencê-lo. Mas isso não o intimidou. Jesus orou pelos discípulos em João 17 pedindo ao Pai que os guardasse, os livrasse do poder do maligno. Em sua oração Ele inclui os que viriam a crer. Certamente a face mais perigosa do maligno não está nas figuras assustadoras criadas por Hollywood, nem nas manifestações grotescas dos evangelistas da TV, mas na sua invisibilidade. Em sua capacidade de nos seduzir, induzir, sugestionar, sem que nem mesmo percebamos, até que façamos exatamente o que ele quer. Em João 10 Jesus fala sobre si como o bom pastor e fala sobre o ‘ladrão’, de quem diz que veio para matar, roubar e destruir (Jo 10.10). Bem certamente uma referência ao diabo.

Há pessoas que não querem nem ouvir falar neste tema. Mas não tocar no tema não resolve a questão! Porque Deus nos ama, podemos vencer o diabo como Jesus venceu. Quando cremos e nos comprometemos pela fé com Cristo somos guardados e o diabo não pode nos atingir como desejaria(1 Jo 5.17). Em seu encontro com Jesus, o diabo usou as Escrituras para sustentar suas más intenções. Jesus o enfrentou com mais que apenas as Escrituras: com o conhecimento do Altíssimo! Jesus é a Palavra de Deus. Se aos antigos Deus falou por meio dos profetas, falou-nos por meio do Filho (Hb 1.1-3). Jesus é a verdade, bem como o caminho e a vida (Jo 14.6). Ele nos livra do maligno! O que o diabo deseja não é roubar nosso dinheiro, mas nossa liberdade, nossa dignidade, nosso bom senso. Diante de suas sugestões, firme-se naquele que é a Palavra de Deus. Siga-o. Honre-o. Em Cristo estamos seguros!

 

ucs

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui