O dever de aproximar-se

“À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele” (1 Pedro 2.4)

Pedro definitivamente chama-nos à responsabilidade nestes versos de sua carta. Coloca sobre nós o dever de fazer algo por nossa vida espiritual, por nossa caminhada como pessoas que creem em Cristo Jesus. Ele é o Deus que se fez gente, que aproximou-se de nós. Ele veio a nós. E Pedro nos faz entender que agora devemos ir a Ele. Depois de dizer que precisamos nos livrar de atitudes e intenções ruins, agora nos diz que é nosso papel nos aproximar de Cristo. Buscar a proximidade como Mestre é dever do discípulo. No verso quatro ele inicia uma seção em que o fim será glorificação a Deus, o Pai. E o começo é nossa atitude de nos aproximar de Jesus, de segui-lo e nos submeter a Ele.

Aproximar-se pode significar crescer em imitação a Cristo. Pode significar obedece-lo, dizendo não a nós mesmos. Pode significar nossa vida de devoção, estudo e oração. Aproximar-se envolve tudo que fortalece nossa identidade como discípulos de Cristo. E devemos aproveitar tudo que possa fortalecê-la, tudo que possa dar mais vida à nossa fé. Afinal, as Escrituras os advertem falando de “dias maus”, “tempos difíceis”, dizendo que nosso adversário “andar ao redor à espreita como um leão em busca da presa”. Somos aconselhados a resistir, a manter o ânimo, a sermos firmes e constantes no serviço a Cristo. Como agir dessas formas e de tantas outras necessárias se não buscarmos proximidade com Cristo, se não aproveitarmos cada oportunidade para isso?

De certa forma é generalizado o descaso com a saúde espiritual. Muitos não se interessam por ela. Muitos creem em caminhos espirituais diversos do Evangelho de Cristo. Muitos não creem em coisa alguma sobre Cristo. E dos muitos que creem em Cristo, muitos não buscam proximidade. Alguns desistiram da vida comunitária. Alguns são mais religiosos que discípulos. Em meio a tudo isso, cada um de nós é responsável por si mesmo, antes de ser pelo outro. Somos chamados à proximidade com Cristo e isso depende de nossas escolhas e atitudes. Normalmente a jornada envolve dificuldades e lutas, dúvidas e abatimentos. Mas a vida está em Cristo. E quando Ele, que é a nossa vida, se revelar, floresceremos: “Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória.” (Cl 3.3-4)

 

ucs

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui