“Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.” (Efésios 1.13-14)
A fé cristã nos convida a uma existência cristã. Isso é mais, muito mais que apenas uma prática religiosa, ainda que seja uma religião cristã. Uma religião cristã não faz de uma pessoa um cristão, embora um cristão possa praticar uma religião cristã. Bem, o que quero salientar é que as implicações da fé cristã são profundas, promove transformações definitivas em nossa vida, tudo isso por uma simples razão: Deus vem morar na nossa vida!
O termo que Paulo usa é “vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa”. O Espírito Santo é o próprio Deus. Pela fé em Cristo vamos a Deus (“Ninguém vem ao Pai a não ser por mim” Jo 14.6) e também Deus vem a nós. E vem para ficar! Envolvidos por sua presença experimentaremos ou satisfação ou incômodo. O Espírito Santo nos influenciará para que vivamos e sejamos para o louvor da glória de Deus, ou seja, para que vivamos de maneira agradável a Deus, que honre a Deus. Na medida em que obedecemos à sua influência experimentamos plenitude de vida, satisfação. O fruto do Espírito (Gl 5.22)
Mas se resistimos, desobedecendo, recusando-nos a dizer “não” a nós mesmos nas questões em que o Espírito Santo nos faz entender que o “não” é necessário, experimentamos incômodo. Um sentimento de pobreza e tristeza podem nos habitar. Isso acontece não porque Deus esteja nos punindo mas porque o Espírito Santo torna imperativo que a verdade se estabeleça em nossa vida. E a verdade da contradição de Deus na vida humana é pobreza e tristeza, entre outras coisas. Por isso, como cristãos, abracemos a nova vida que já ganhamos com a presença do Espírito Santos em nós. Que a Ele esteja submissa toda nossa mente(razão), todo nosso coração(sentimentos) e todo nosso fígado(ímpetos)!