O culto do dia

“Quando Jesus estava entrando no barco, o homem que estivera endemoninhado suplicava-lhe que o deixasse ir com ele. Jesus não o permitiu, mas disse: Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você. Então, aquele homem se foi e começou a anunciar em Decápolis quanto Jesus tinha feito por ele. Todos ficavam admirados.” (Marcos 5.18-20)

Jesus, neste texto, ajuda-nos a compreender e distinguir quão diferente é a experiência cristã da experiência puramente religiosa. Ele encontra-se com um homem e muda completamente sua vida. No caso dele, foram mudanças drásticas e facilmente perceptíveis. Para outras pessoas, pode ser algo sutil. Mas, definitivamente, mudanças fundamentais começam a acontecer, e não param mais. Este encontro ilustra algo notável no jeito de Deus agir conosco: Jesus foi até o homem para transformá-lo. Na experiência religiosa eu busco Deus onde acredito que ele esteja. Na experiência cristã, Deus me busca onde estou e muda quem sou.

Depois de liberto, o homem desejava ir junto com Jesus para onde Ele fosse. Jesus disse não, mas por outro lado, fez dele um verdadeiro seguidor, discípulo. “Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você. “ Isso é seguir a Cristo: ser um testemunho pessoal de Sua graça e poder. Carregar um crucifixo não nos torna cristãos. Ter sido alcançado por Cristo, sim. E então temos algo a dizer sobre o que Ele fez por nós, como o homem do texto. Não algo decorado, uma doutrina, mas algo sobre um jeito novo de ver a vida, com todos os seus desafios. E a grande novidade é a presença de Cristo em nós.

Paulo escreveu: “Estejam vocês comendo, bebendo ou fazendo qualquer coisa, façam tudo de modo que Deus seja honrado.” (1 Co 10.31). Este seria o novo jeito de viver daquele homem. Este deve ser nosso jeito de viver. Cristo está sempre por perto, a nos buscar. Ele é a prova do amor de Deus por nós. Quanto mais necessitados dele, tanto mais dificuldades talvez tenhamos de perceber e mesmo crer em Sua presença e amor. Mas assim como Ele foi ao encontro daquele homem, Ele vem ao nosso. Creia nisso com todo seu coração e ore hoje como quem crê na proximidade, no amor e no interesse de Deus. Pois Deus interessa-se por nós. E interessa-se tanto que nos deu Jesus!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui