O cordeiro e os coelhos

“No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1.29)

Feliz Páscoa! Esta mensagem foi enviada e recebida por muitos nestes dias. Mas o que é a Páscoa e o que significa desejar que ela seja feliz? O coelhinho da páscoa e os ovos de chocolate consagraram-se como figuras presentes e celebradas nesta época. Em paralelo temos os “autos da páscoa” ou peças que encenam a crucificação, morte e ressurreição de Jesus. Tudo isso se mistura nestes dias. Há quem demonize coelhos e ovos julgando serem eles os inimigos da Páscoa de Cristo. Há algo que se poderia considerar sobre isso, mas não é este o caminho para a afirmação da Páscoa Cristã.

Ela anuncia a graça, o amor e o poder de Cristo Jesus. Cristo é o Cordeiro de Deus, declarou João Batista ao vê-lo. Os judeus entendiam bem esta figura. O cordeiro estava presente nos sacrifícios de expiação e era a figura central na celebração da páscoa – saída do Egito. Com Jesus a páscoa ganhou novo significado. Anuncia a libertação da condenação do pecado. O pecado que separa é perdoado e em Cristo, pela graça, podemos viver unidos, em comunhão com Deus. Em Cristo, pela fé, somos feitos filhos de Deus.

Por meio de Cristo somos alcançados pelo amor de Deus. Ele nos ama de tal forma que jamais desiste. Um amor na medida em que precisamos. Jesus, o Cordeiro de Deus se deixa crucificar e morre. A própria figura do abatimento e da fraqueza. Porém, nada mais distante da verdade. Ele é o Filho de Deus e em Suas mãos está todo poder. Ele é o Cordeiro de Deus, mas é também o Leão da Tribo de Judá. Ele venceu a morte e seu Nome é sobre todo nome. Ele é o Senhor dos senhores. Coelhos e ovos de chocolate não são páreo para o Cordeiro de Deus e nada significam de fato. Cabe aos que creem no Cordeiro, por meio de suas vidas, declarar com palavras e ações o que a Páscoa de fato significa.

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui