O batismo e o dom do espírito

“Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.” (Mateus 3.16)

O batismo é o rito cristão que simboliza o compromisso de fé em Cristo. Jesus orientou seus discípulos a pregar as boas novas e batizar os que cressem. Também deveriam ensina-los a viver como discípulos, como seguidores de Cristo. O batismo é ensinado como um ponto de partida para todos os que cressem, com todas as suas fraquezas, fortalecendo assim sua confiança no amor de graça de Deus. O batismo de Jesus amplia nossa compreensão do significado do nosso batismo. Pela fé em Cristo nos tornamos participantes de Sua vida. Somos incluídos em Seu Reino, o Reino de Filho amado, em quem temos a redenção, o perdão dos pecados (Cl 1.13-14). Na carta Aos Efésios Paulo diz que em Cristo, fomos abençoados com toda sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestes (Ef 1.3). Por isso a experiência vivida por João no batismo de Jesus constitui-se num anuncio do significado do nosso batismo, pois declara as bênçãos que nos alcançam por causa de Cristo.

Diz o Evangelho de Mateus que, assim que Jesus foi batizado saiu da água e naquele momento os céus se abriram. E João viu o Espírito de Deus descendo como pomba sobre Jesus. A descida do Espírito Santo sobre Cristo naquele momento é uma figura do fato de que todos nós que nele cremos, recebemos por sua graça esse mesmo Espírito. Como escreveu o apóstolo Paulo: “Nele (em Cristo), quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.” (Ef 1.13-14) O Espírito Santo está presente em nossa vida, não porque nos batizamos, mas porque cremos em Cristo como nosso Senhor e Salvador. Não porque sejamos merecedores, mas pela graça. A graça que nos salva é a graça que nos torna participantes da natureza divina. Somos batizados porque cremos e tendo crido, somos alcançados pela benção do Espírito Santo em nossas vidas.

Quando você foi batizado? Talvez nem tivesse clareza de tudo isso. Eu não tinha. Deus nos deu a Si mesmo. Por meio de Cristo recebemos o Seu Reino. Ele tem nos amado, tem nos livrado do mal, tem nos repreendido, tem nos convencido dos nossos maus caminhos e nos dado perdão. Tudo isso porque agora já não há distância entre nós e Ele. Por meio de Cristo o Espírito Santo nos foi dado. Ele veio a nós. Aquela imagem vista por João é o anuncio de que todo que pela fé em Cristo foi batizado, também recebeu como dádiva o Espirito Santo. Jesus nos faz participantes de tudo isso. Nele somos abençoados com toda sorte de bênçãos. Por isso, não perca de vista o que significa seu batismo e em meio às suas lutas, lembre-se: sua vida está escondida em Deus (Cl 3.3) e nada pode lhe separa do amor eterno de Deus (Rm 8.38-39). Como diz o antigo hino, “Ditoso o dia em que aceitei do meu Senhor a salvação; a grande paz que eu alcancei perdura no meu coração.” (Hino 407 CC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui