NULLA DIES SINE LINEA
A conhecida expressão clássica latina, que significa “Nenhum dia sem uma linha”, mostra dois sentidos. Um é o propósito do escritor de não passar um dia sequer sem escrever ao menos uma linha. O outro, é o propósito do homem honrado de não fugir da linha que traçou para a sua vida um dia sequer. Difícil, talvez, mas é o que ainda pode nos mover.
Afinal, o que vale é a luta.
SBPC
Teixeira de Freitas foi palco da reunião Educação, da 68ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, instituição de renome mundial. Por dois dias, Teixeira de Freitas foi notícia na imprensa de todo o mundo, menos na de nossa cidade. Naturalmente, como não era crime ou desastre, o tema não foi interesse de pauta.
Quem não foi, perdeu um grande momento de cultura e ciência.
PAULINHO BOCA DE CANTOR
Uma programação da reunião da SBPC em Teixeira de Freitas mostrava uma aula show. Para surpresa maior desse escriba, a tal aula foi dada pelo músico Paulinho Boca de Cantor, aquele dos Novos Baianos. Paulinho veio contando em canto a história da música baiana desde 1902 e o fez com maestria e talento. O público de mais de 900 pessoas cantou e dançou com ele.
Maravilhoso, simplesmente.
PECUNIA NON OLET
Esse ancestral escriba volta a se valer de um ditado latino, que significa “O Dinheiro não cheira mal”. Para o rico, que pode comprar carrões e ostentar virtudes, por mais que emane mau cheiro, esse cheiro é bom. Para os pobres, que navegam nas sarjetas das cidades, o cheiro do dinheiro é ruim.
Principalmente o da corrupção e do desprezo.
CAIXINHA, OBRIGADO
O Interino poderia ter sido mais sagaz e deixado de passar por mais um constrangimento. Querendo impedir Dilma de viajar pelo Brasil defendendo seu mandato, o interino proibiu a presidente de usar aviões da FAB. Só podia para Porto Alegre, onde Dilma tem casa e família. Pois 3 amigas de Dilma resolveram abrir uma conta de contribuição para ela na Internet, que arrecadasse 500 mil reais para as viagens da mandatária pelo país. Resultado: em dois dias, a conta, acionada por mais de 7 mil pessoas, já atingiu 581 reais.
Faço minha doação hoje ainda.
Valeu proibir, Interino?
LIBERDADE, LIBERDADE
Deu na Folha de São Paulo:
“A crítica foi pelas redes sociais, mas a resposta não veio na caixa de comentários. Dois jovens, um de São Paulo e outro do Ceará, foram buscados em casa e levados à delegacia após se queixarem da Polícia Militar de suas cidades. A justificativa: desacato à autoridade.
O caso mais recente aconteceu nesta quinta (30), em Pedregulho, uma cidadezinha de pouco mais de 15 mil habitantes, a 437 km de São Paulo.
Uma agência da Caixa foi assaltada por criminosos na madrugada do mesmo dia. Os bandidos, fortemente armados, trocaram tiros com os policiais militares e fugiram, em um tipo de ação recorrente na região.
O jogador de basquete Wesley Venâncio, 19, acordou com o barulho e depois escreveu um post criticando a atuação da polícia, afirmando que os PMs ficaram com “medo” dos criminosos. “Pra pegar os filhos dos outros e bater na cara e outras coisas eles são bons. Aí chega o crime organizado aqui e leva um banco, e os PMs sumiram, cadê? Correu”, escreveu o rapaz.
Na manhã seguinte, PMs foram buscar o rapaz em casa e o levaram à delegacia da cidade para registrar boletim de ocorrência por desacato a autoridade.”
EM 64, começaram assim. Vamos pelo mesmo caminho agora?
A POESIA VINDA DO TÚNEL
“Quando eu tiver setenta anos
Então vai acabar essa adolescência…” (Paulo Leminski)
Faltam menos de dois.