Núcleo do Neojiba promove recital e concerto nos dias 10 e 12/12 em Teixeira

Núcleo do Neojiba promove recital e concerto nos dias 10 e 12/12 em Teixeira. Foto Vida Diária

Nos dias 10 e 12 de dezembro, o Núcleo Territorial do NEOJIBA (NTN) em Teixeira de Freitas irá sedias dois eventos.

Ambos as 19h30, acontecerão na sede da Igreja Batista Memorial, no bairro Jardim Caraípe.

Nesta terça, 10, terá um recital com os integrantes do Núcleo, na quinta, 12, um concerto com a presença de todos, no cronograma, composições de J.S. Bach, Tchaikovsky e Beethoven.

O que são os Núcleos?

O Governo do Estado, através do Programa NEOJIBA, estabelece pela primeira vez em sua história uma política estadual de desenvolvimento e integração social por meio da prática coletiva e de excelência da música. Com a criação de 9 Núcleos Territoriais do NEOJIBA distribuídos em macroterritórios da Bahia, o poder público tem agora ferramentas para promover uma educação musical coordenada e de excelência em todo o estado.

A seleção dos municípios e locais para implantação dos Núcleos Territoriais é feita em comum acordo com a Casa Civil do Governo do Estado e a SJDHDS, priorizando áreas de vulnerabilidade social, preferencialmente áreas integradas de segurança pública do Programa Pacto pela Vida, bem como espaços administrados pela SJDHDS.

A implantação dos Núcleos pode também ser feita com apoio e coparticipação de parceiros da sociedade civil, como instituições sem fins lucrativos, e do poder público, como prefeituras.

Durante os meses de setembro e outubro, além do Núcleo Central do NEOJIBA, responsável pelo território de Salvador e Zona Metropolitana, transformaremos dois antigos núcleos de prática musical em Núcleos Territoriais, em Vitória da Conquista e Feira de Santana, e um novo Núcleo Territorial será criado em Teixeira de Freitas, em parceria com o ICED.

Ate 2021 serão implantados mais 4 NTN e a partir de 2022 todos os 9 núcleos Territoriais estarão funcionando.

Como funciona o NTN

O NTN conta com equipes pedagógica, de desenvolvimento social e administrativa completas e tem como principal função promover ações de multiplicação e de assistência social em seus territórios, apoiando de forma contínua projetos musicais como bandas filarmônicas, fanfarras escolares, projetos estruturantes do Governo como o Escolas Culturais, e outras iniciativas de prática musical coletiva.

Cada Núcleo Territorial tem entre 150 e 300 vagas para crianças e jovens multiplicadores, na sua maioria inscritos no programa Jovem Aprendiz, mas também atuando como bolsistas técnicos nas áreas de luteria e de arquivo de partituras, ou como estagiários de cursos superiores de música da região. As atividades musicais desenvolvidas são nas áreas de iniciação musical, prática musical coletiva (canto coral e orquestras) e luteria (reparo de instrumentos musicais).

Os integrantes e beneficiários diretos do NTN, depois de passarem por uma capacitação, iniciam as ações de multiplicação, seguindo a orientação e metodologia do Núcleo Central do NEOJIBA, em Salvador. Em paralelo às atividades musicais, o setor de Desenvolvimento Social realiza o acompanhamento psicossocial e escolar de cada integrante, dando orientação às famílias acerca das políticas públicas existentes.

Espera-se com isso que cada NTN tenha um impacto positivo na vida de milhares de famílias residentes no estado da Bahia.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui