Educadores do NTE 27 recém nomeados para ocupar os cargos de professor e coordenador pedagógico na rede estadual de ensino participam, nos dias 26 e 27 de setembro, no Instituto Anísio Teixeira, da ‘Formação para educadores ingressantes na rede estadual’. Este, que é o quarto grupo a participar da atividade, contará ainda com a presença de educadores do NTE 17, NTE 18, NTE 20, NTE 21, NTE 22, NTE 23, NTE 24 e NTE 25 .
O objetivo da ação formativa, que possui carga horária de 16h, é apoiar o desenvolvimento profissional dos professores e coordenadores pedagógicos ingressantes na rede estadual de educação, com vista à melhoria, em diversos aspectos, do exercício do magistério no serviço público.
“Me sinto lisonjeado em estar recebendo esta recepção proporcionada pela Secretaria da Educação. Nestes dois dias de formação tivemos a oportunidade de assistir a palestras maravilhosas sobre a prática docente, sobre os nossos enfretamentos nesta nova jornada e, para mim, está sendo uma grande satisfação fazer parte desta rede, deste time e com certeza contribuir imensamente para a melhoria da educação na Bahia”, afirmou o professor Petrusque Sosigenes Pereira Lima, que participou da primeira turma da formação.
“A experiência aqui tem sido muito boa. Excedeu as minhas expectativas. Não é só uma formação. É uma experiência de troca de conhecimentos. Quando a gente chega na escola em si, a gente não está preparado para isso. Quando encontramos a sala de aula, não precisamos saber apenas a didática, que é o que gente já domina. Precisamos saber também como o sistema funciona, as formas de avaliação, o plano de carreira, conhecer a rede estadual como um todo. E essa experiência tem proporcionado este conhecimento, que é fundamental e que, provavelmente, a gente só iria ter no dia a dia, demorando um ano, dois, para de fato entender. Com a formação estamos conseguindo aprender tudo de forma mais rápida”, afirmou o professor do Colégio Estadual Dom Pedro I, em Sebastião Laranjeiras (NTE 13), Pablo Campos, que participou da terceira turma da formação.
Programação
Na ocasião, os novos servidores serão acolhidos pela equipe do IAT, conhecerão um pouco do trabalho realizado pelo Instituto e participarão de oficinas de Aprendizagem Ativa e Novas Tecnologias, Educação Especial e Inclusiva e Indicadores e Avaliação Educacional.
Ainda durante a formação, os ingressantes conhecerão a estrutura da gestão pública e assistirão a um painel sobre Progressão e Carreira no Magistério Público que será ministrado pela equipe da Superintendência de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria da Educação.
A formação contará ainda com uma visita ao Maria Felipa Lab, um espaço maker desenvolvido pelo IAT para ser um local de formação, pesquisa e aprendizagem, e que oferece um ambiente completo de fabricação de soluções de baixa e alta tecnologia.
Esta será a quarta turma de ingressantes a realizar a formação. Nos meses de abril e setembro, mais três grupos de professores e coordenadores pedagógicos recém ingressados participaram da ação formativa.